???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16260
Tipo do documento: Dissertação
Título: Convivência e diálogo em sala de aula: um estudo realizado em uma série inicial de 1º grau
Autor: Batista, Maria Angélica
Primeiro orientador: Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Resumo: Este trabalho busca compreender as interações em sala de aula entre professora e alunos, durante a fase inicial do primeiro ciclo de escolaridade e investigar se são promotoras de desenvolvimento e aprendizagem. Respaldeime nas idéias de Paulo Freire e em leituras da obra de Vygotsky. Para isto, observei durante o ano letivo a sala de aula de uma professora de Ciclo Básico Inicial, além de-entrevistá-Ia para poder caracterizá-Ia melhor. Procurei através dos dados coletados com estes instrumentos interpretar e analisar aquela r-ealidade concreta. o que pôde ser observado quanto às interações sociais em sala de aula, é que não eram educativas, deixando de contribuir para a construção do saber daqueles alunos. Conclui-se que o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, em decorrência das interações estabelecidas, foi insuficiente diante das possibilidades que elas apresentavam
Palavras-chave: Interações sociais
Desenvolvimento e aprendizagem
Análise de interação em educação
Sala de aula
Professores e alunos
Aprendizagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Batista, Maria Angélica. Convivência e diálogo em sala de aula: um estudo realizado em uma série inicial de 1º grau. 1997. 175 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16260
Data de defesa: 30-Mar-1997
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Angelica Batista.pdf5,53 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.