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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos
Autor: Tineli, Cilene
Primeiro orientador: Maluf, Maria Regina
Resumo: Os pressupostos teóricos que embasam o presente estudo abordam o pensamento lógico como um dos processos mais importantes que ocorrem na formação da consciência. A escola é vista como um dos principais meios de transmissão da cultura historicamente construída pela humanidade. O estudo analisou como se apresenta o raciocínio lógico em quarenta e duas crianças provenientes de famílias de renda média e média-alta, com idades entre quatro, cinco e seis anos, que freqüentam uma pré-escola com projeto pedagógico de qualidade. Como instrumento, foram utilizadas provas silogísticas de aplicação individual. As respostas foram anotadas atribuindo-se pontos e as justificativas dadas às respostas consideradas corretas foram analisadas qualitativamente. Os resultados mostraram aumento na freqüência de acertos e de justificativas consideradas teóricas, acompanhando a faixa etária e a conseqüente progressão de série escolar da criança. A escolarização desempenha papel importante no desenvolvimento de formas lógicas de pensamento que dificilmente se desenvolveriam sem a cultura escolar
Abstract: The theory, which the present study is, based broaches the logical thought as one of the most important process that occurs in the conscience formation. The school is seen as one of the main means of culture transmission historically built by humanity. The study analyses the way of the logical reasoning is reported in 42 children from middle and middle-high income, with ages between four, five and six years old that used to go to a pre school with a quality pedagogical project. By instrument were used syllogistics tests of individual application. The answers were noted down. Points were given to them and the justifies for the answers considered corrects were quality analyses. The results show increase of rights and teorical justifies frequency following the ages and the consequent school series progression of the child. The schooldays are seen with an important place for the logical forms of thought development that hardly would happen without the school culture
Palavras-chave: Educação infantil
Raciocínio lógico
Children education
Logical reasoning
Desenvolvimento infantil
Psicologia da crianca
Raciocinio em criancas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Tineli, Cilene. Desenvolvimento do raciocínio lógico e educação: um estudo com crianças de quatro a seis anos. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16239
Data de defesa: 9-Jun-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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