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Tipo do documento: Tese
Título: Fluência e compreensão na leitura de textos: um estudo com crianças do 4º ano do ensino fundamental
Autor: Puliezi, Sandra 
Primeiro orientador: Maluf, Maria Regina
Resumo: Estudos atuais sobre leitura mostram que existe uma relação muito forte entre compreensão e fluência na leitura, a ponto de haver influência de uma sobre a outra. Com o intuito de contribuir para o crescimento desse conhecimento, conduzimos um estudo para investigar relações entre a compreensão de textos e a fluência na leitura de crianças brasileiras que cursam o 4º ano do ensino fundamental. Os objetivos foram: verificar os efeitos de uma intervenção em compreensão; verificar os efeitos de uma intervenção em fluência e criar uma série de atividades para a melhoria e estimulação da fluência de leitura e da compreensão. Para tanto, foram constituídos dois grupos de intervenção (um em fluência e outro em compreensão) e um grupo controle. No início do ano letivo todos os grupos passaram pelo pré-teste que continha duas provas: uma para avaliar a fluência (precisão, velocidade e prosódia) e uma para avaliar a compreensão. A intervenção durou três meses. Ao fim desse tempo, todos os grupos passaram pelo pós-teste, constituído pelas mesmas provas do pré-teste, acrescido de uma prova que avaliou a compreensão inferencial. Na análise dos dados foram comparados o desempenho dos alunos dos três grupos. Os resultados mostraram que as intervenções ajudaram a melhorar o desempenho dos alunos nas habilidades que estavam sendo treinados, mas não na outra. As correlações de Pearson nos permitiram ver que o bom desempenho em compreensão é acompanhado do bom desempenho em fluência, evidenciando a importância das duas habilidades para o sucesso na leitura. Nosso estudo indicou que é preciso haver um ensino direcionado para podermos desenvolver ao máximo as três dimensões da fluência e os diferentes níveis de compreensão, fazendo-nos concluir que apenas o ensino de uma dessas habilidades é insuficiente para o sucesso da outra
Abstract: Current studies about reading show that there is a strong relationship between comprehension and reading fluency, to the extent that one influences another. In order to contribute to the growth of this knowledge, we conducted a study to investigate the relationship between reading comprehension and reading fluency of Brazilian children who attend the 4th year of elementary school. Objectives of this research were: verify the effects of an intervention in comprehension; verify the effects of an intervention in reading fluency; and create a series of activities for the improvement and stimulation of reading fluency and comprehension. To accomplish these objectives, we created two intervention groups (one in fluency and the other in comprehension) and a control group. At the beginning of the school year all the groups completed two tests: an assessment of fluency (accuracy, speed and prosody) and an assessment of comprehension. The intervention lasted three months. At the end of that time, every group completed the same assessments of fluency and comprehension, plus a test to evaluate inferential comprehension. We then analyzed the data to compare student performance between the three groups. The results showed that interventions helped to improve the performance of students in the skills that were being targeted, but not the other skill. Pearson's correlations allowed us to see that high performance in comprehension is accompanied by high performance in fluency, highlighting the importance of the two skills for success in reading. Our study indicated the need to direct teaching in order to fully develop the three dimensions of fluency and the different levels of comprehension, leading us to conclude that the teaching of one of these skills alone does not ensure success in the other
Palavras-chave: Leitura
Fluência na leitura
Compreensão
Prosódia
Inferências
Ensino
Reading
Reading fluency
Comprehension
Prosody
Inferences
Teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Puliezi, Sandra. Fluência e compreensão na leitura de textos: um estudo com crianças do 4º ano do ensino fundamental. 2015. 157 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16212
Data de defesa: 10-Dec-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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