???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16149
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação de um programa para ensinar pré-escolares a formularem questões para a solução de problemas em situação de sala de aula
Autor: Moroz, Melania 
Primeiro orientador: Luna, Sergio Vasconcelos de
Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida com crianças de 4 a 5m a 6 a 11m de idade, teve por objetivos levar o sujeito a formular questões abrangentes (Q.A.) e a discriminar em qual das dimensões elas devem ser baseadas, através de atividades desenvolvidas pela P. em sala de aula, e,verificar se a busca de informações através da formulação de Q.A. generalizada para situações problemáticas com características diferentes das propostas no treino. O procedimento foi realizado em quatro fases: Teste-Piloto, Pré-Teste, Fase Experimental e Pôs-Teste. No Teste-Piloto foram testados as instruções e o material que seria utilizados no treino e nos testes dos sujeitos. No Pré-Teste. os sujeitos foram avaliados em aspectos que poderiam estar relacionados á formulação de Q.A., na própria a formulação de Q.A. e na eficiência com que solucionavam os problemas que exigiam a formulação de questões. Em relação i formulação de Q.A. e eficiência verificou-se que a maioria dos sujeitos não as formulava, apresentando eficiência nula. Na Fase Experimental, foram desenvolvidos três períodos de treino e dois testes de avaliação. Nos períodos de treino foram propostas atividades coletivas. sob a responsabilidade da professora; os testes de avaliação foram aplicados, individualmente, para cada um dos sujeitos. No Pré-Teste, os sujeitos foram avaliados quanto á Formulação de Q.A. e ã eficiência apresentadas em problemas com Características semelhantes e, outras, diferentes das utilizadas no treino. No Pós¬ Teste, 57,5% dos sujeitos treinados aumentaram a porcentagem de Q.A. e 42,5% aumentaram o nível de efici6ncia em, no mínimo, 10 pontos de amplitude, em relação ao apresentado antes do treino. Dado o delineamento proposto, houve possibilidade de se ava¬liar a manutenção do desempenho e sua generalização para outras situações. Quanto à manutenção, após um intervalo de tempo, embora alguns sujeitos apresentassem o desempenho acima do apresentado antes do treino, houve uma tendência a piorá-la. Quanto ã generalização, veri¬ficou-se que ocorreu de forma diferenciada para as diversas situações propostas. Na discussão, foram abordados aspectos relativos aos objetivos propostos, ao treino desenvolvido e aos resultados inesperados
Palavras-chave: Educacao -- Programas de atividades
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Moroz, Melania. Avaliação de um programa para ensinar pré-escolares a formularem questões para a solução de problemas em situação de sala de aula. 1983. 360 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1983.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16149
Data de defesa: 30-Nov-1983
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Melania Moroz.pdf10,81 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.