???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16148
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação continuada em enfermagem para a segurança do paciente: uma revisão integrativa da literatura
Título(s) alternativo(s): Continuing education in nursing for patient safety: an integrative literature review
Autor: Sousa, Alessandra Fátima de 
Primeiro orientador: Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar as publicações científicas nacionais e internacionais em educação continuada em enfermagem envolvendo a temática Segurança do Paciente. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que incluiu estudos publicados entre os anos de 2000 e 2013, nas bases de dados indexadas LILACS, MEDLINE, Bdenf e Cochrane. Dos 621 artigos identificados 44 relacionavam-se ao tema deste estudo. Observaram-se apenas estudos internacionais sobre o tema e que enfatizavam a adoção de práticas educativas baseada em simulação realística e na abordagem multiprofissional. Os estudos que abordavam os resultados das práticas educativas baseavam-se na avaliação de resultados em nível organizacional analisada por meio de questionários de autoavaliação
Abstract: The studies goal is identify and identify and characterize the national and international scientific publications in continuing nursing education involving the topic of Patient Safety. This is an integrative literature review that included studies published between 2000 and 2013, the indexed databases LILACS, MEDLINE, Cochrane and BDenf. 621 articles were identified, 44 were related to the topic of this study. We´re observed only international studies on the subject and emphasized that the adoption of educational practices based on realistic simulation and multidisciplinary approach. The studies that addressed the results of educational practices based on assessment results at the organizational level analyzed by self-assessment questionnaires
Palavras-chave: Educação continuada
Segurança do paciente
Enfermagem
Continuing education
Patient safety
Nursing
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Sousa, Alessandra Fátima de. Continuing education in nursing for patient safety: an integrative literature review. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16148
Data de defesa: 4-Jun-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alessandra Fatima de Sousa.pdf966,03 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.