???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16132
Tipo do documento: Dissertação
Título: Resolução de problemas: possíveis relações entre raciocínio lógico e desempenho em Matemática
Título(s) alternativo(s): Problem solving: Possible relationships between logical reasoning and mathematics performance
Autor: Kramm, Daniele de Lima 
Primeiro orientador: Luna, Sergio Vasconcelos de
Resumo: Na educação, constata-se a preocupação em desenvolver o comportamento de solucionar problemas como uma das responsabilidades da escola, à qual caberia a tarefa de prover os estudantes com procedimentos para que sejam capazes de responder aos desafios da vida contemporânea. O presente estudo teve como tema central a resolução de problemas, buscando identificar e compreender possíveis relações entre o desempenho em tarefas envolvendo raciocínio lógico e o desempenho em matemática. Para tanto, foram avaliadas 12 crianças de 8 e 9 anos de idade, frequentando o 3o ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino na cidade de São Paulo. O instrumento para a realização deste estudo continha 12 questões que envolviam problemas sem número, 12 problemas com e sem solução possível e 36 problemas com algum tipo de violação lógica, sendo que 12 delas abordavam violações causais, 12 implicavam violações temporais e 12 eram compostas por violações gerais. Os sujeitos responderam aos 60 problemas, cujo critério de acerto implicava que a resposta estivesse na direção prevista e que fosse acompanhada da justificativa correta, obtida mediante inquérito da pesquisadora. Foram realizados os seguintes procedimentos para a análise dos dados: 1. Análise do desempenho individual em cada problema; 2. Análise da dificuldade relativa de cada questão em cada tipo de problema (em função do número de acertos obtidos neles); 3. Classificação das justificativas; 4. Análise do desempenho por classificação dos alunos (fortes e fracos); 5. Realização de testes estatísticos por meio do Minitab Statistical Software. Os resultados possibilitaram identificar a relação entre o desempenho em matemática e o comportamento de resolver problemas lógicos, sugerindo haver relação entre estes raciocínios
Abstract: In education, there has been concern in developing problem-solving behavior as one of the responsibilities of the school, whose task includes that of providing students with procedures to enable them to meet the challenges of contemporary life. The present study had problem solving as its central theme and aimed at identifying and understanding possible relationships between performance on tasks involving logical thinking and mathematics performance. To this end, subjects were 12 children aged 8 and 9 years old which attended the third year of elementary school - of a public school in the city of São Paulo. The instrument for data gathering was composed by12 questions involving problems without number, 12 problems with and without possible solution, 36 problems with some sort of logical violation (12involvingcausal violations, 12 implied temporal violations and 12 consisted of general violations). The subjects responded to the 60 problems whose correctness criterion required that the answer was in the predicted direction and was accompanied by proper justification, obtained by the inquiry provoked by the researcher. The following procedures for data analysis were performed by: 1. Individual performance on each problem; 2.Analysis of the relative difficulty of each question in each type of problem (depending on the number of hits obtained in them); 3.Analysis of the justifications; 4.Analysis of performance for classification of students (previously classified as strong or weak performers on mathematics), and 5. Performing Statistical using Minitab Statistical Software testing. It was possible to identify relationship between mathematics performance and behavior in solving logical problems
Palavras-chave: Resolução de problemas
Raciocínio lógico
Aprendizagem matemática
Problem solving
Logical reasoning
Learning mathematics
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Kramm, Daniele de Lima. Problem solving: Possible relationships between logical reasoning and mathematics performance. 2014. 398 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16132
Data de defesa: 16-Apr-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniele de Lima Kramm.pdf5,86 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.