???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16116
Tipo do documento: Dissertação
Título: Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental
Autor: Saud, Claudia Maria Labinas Roncon
Primeiro orientador: Mahoney, Abigail Alvarenga
Resumo: A dimensão afetiva no processo ensino-aprendizagem foi enfatizada no presente estudo, que teve como objetivo conhecer os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental, em relação às experiências vividas neste contexto, bem como identificar suas situações provocadoras. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista semi-estruturada, priorizando dar voz aos alunos e alunas de duas classes de primeira série de uma escola particular, em uma cidade do interior de São Paulo. A seleção dos participantes deu-se por meio de sorteio de meninos e meninas, distribuídos em quatro grupos de quatro crianças cada um. Para análise e discussão dos dados, foi utilizado o referencial teórico de Henri Wallon. Os resultados apontaram para a presença de sentimentos positivos e negativos em relação a diferentes situações: à professora, à avaliação, ao recreio, à chegada na escola, à saída da escola, aos conteúdos escolares e à primeira série propriamente dita. Concluiu-se que os alunos e alunas participantes apresentaram sentimentos muito mais positivos do que negativos em relação à experiência na primeira série. Os sentimentos negativos indicam que é preciso repensar algumas situações provocadoras, para que se possa, cada vez mais, corresponder às necessidades, possibilidades e características das crianças. Ouvir o que elas têm a dizer auxiliará os educadores nesta tarefa de repensar as condições de ensino.
Abstract: Abstract The affective dimension in the process teach-learning was emphasized in the present study which had as objective to know the schoolboys and schoolgirls feelings of the first grade of the elementary school in relation to the experiences lived in this context as well as identifying its provoking situations. The collection of data was made by na interview, prioritizing the schoolchildren s opinions from two classrooms of first grade of a private school, in a city of the state of São Paulo. The selection of the participants was made by choosing them by reffle divided in four groups of four children each one. For analysis and discussion of the data it was used the theoretical referencial of Henri Wallon. The results showed the presence of positive and negative3 feelings in relation to different referring provoking situations: to the teacher, to the test, to the break, to the arrival and departure of the students, to the subjects and to the first grade itself. It was concluded that the participants presented much more positive feelings than negative ones in relation to the experience in the first grade. The negative feelings indicate that it s needed to rethink some provoking situations so that, more and more, to correspond to the necessities, possibilities and characteristics of the children. Listening to them will help the educators in this task to rethink the conditions of education.
Palavras-chave: sentimentos
primeira série
estágio categorial
feelings
first grade
categorical period of training
Emoções
Criança
Estudantes do ensino fundamental
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Saud, Claudia Maria Labinas Roncon. Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental. 2005. 260 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16116
Data de defesa: 11-Nov-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia Maria Labinas Roncon Saud.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.