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Tipo do documento: Tese
Título: Representações sociais de estudantes de um curso de Administração de Empresas sobre a profissão de administrador de empresas
Autor: Ferreira, Edson Luis 
Primeiro orientador: Sousa, Clarilza Prado de
Resumo: Este trabalho teve como foco principal a identificação das representações sociais que possuem os alunos do curso de Administração da Univille sobre a profissão de administrador. Outro objetivo do estudo foi o de buscar identificar a visão desses alunos sobre a formação recebida do referido curso e universidade, ou seja, se esta formação contribui para solidificar ou modificar as representações existentes. Para dar conta dessas questões, foram realizados inicialmente estudos teóricos sobre o desenvolvimento das teorias de administração até a atualidade, procedendo ao delineamento histórico desta formação no Brasil até sua influência na composição do projeto político pedagógico do curso em estudo. Além disso, o referencial teórico das Representações Sociais e sua possibilidade de analisar como se constroem se sedimentam visões da realidade, foi fundamental para atingir os objetivos propostos da pesquisa. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada por meio' do uso de questionários (anex01), envolvendo uma população de 318 alunos entrantes e concluintes do referido curso. Esta pesquisa teve três tipos de análise: descritiva baseada em dados de frequência e apresentados em gráficos, analise de dados das associações livres, utilizando o software do EVOC e analise do discurso utilizando-o software do ALCESTE. Através das análises, foi possível compreender as Representações Sociais dos alunos sobre a imagem da profissão e da formação escolhida. Assim, foi identificado que a profissão de administrador possui uma amplitude de atuação em todas as organizações; também seu mercado de atuação é bastante abrangente seja em organizações privadas e públicas ou como autônomas. Observou-se que a profissão é vista como de alto reconhecimento social quando aliada à formação continuada. Para os alunos as Atividades principais da profissão envolvem o planejamento, a organização, a direção (liderança) e o controle de recursos, sendo a liderança a mais difícil de ser desenvolvida no curso.
Abstract: This work had as its main focus seeking to identify the social representations that the students of the Administration Course of Univille have about the profession of administrator. Another objective of the study was to identify how these students see their training received in that course and university, or as, whether this training helps to solidify or modify the existing representations. To account for these issues, at first, theoretical studies on the development of management theories to the current date were done, proceeding to the historical outline of this training in Brazil concerning its influence on the composition of the politicaI pedagogical plan of the course in study. Besides, the theoretical basis of the social representations and its possibility to analyze how the views of reality are constructed and sediment themselves was fundamental to reach the proposed objectives of the research. The research of qualitative nature was carried out through the use of questionnaires (annex 1) involving a population of 318 incoming students and graduates of this, course. This study had three types of analysis: descriptive based on frequency data and presented on graphics, analysis of free association data, using the EVOC software and speech analysis using the ALCESTE software. Through this analysis, it was possible to understand the Social Representations of students on the image of the profession and training chosen. This way, it was identified that the profession of administrator has a wide range of expertise in all organizations; also its market is of comprehensive actuation in private and public organizations or as autonomous companies. It was observed that the profession i seen as of high social recognition when coupled with continuous training. For he students the main activities of the profession involve planning, organization, direction (leadership) and the control of resources, being the leadership more difficult to be developed in the course.
Palavras-chave: Administração
Representação social
Administrador de empresas
Administration
Social representation
Business manager
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Ferreira, Edson Luis. Representações sociais de estudantes de um curso de Administração de Empresas sobre a profissão de administrador de empresas. 2013. 196 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16075
Data de defesa: 6-May-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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