Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16052
Tipo do documento: Dissertação
Título: Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo
Autor: Dias, Judivania Dantas de Andrade 
Primeiro orientador: Maluf, Maria Regina
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar os efeitos de treinamento voltado para a habilidade metatextual, com instrução quanto à estrutura, à organização e às convenções linguísticas na produção escrita do gênero textual argumentativo, direcionado a alunos do 1º ano do Ensino Médio. Participaram do estudo 18 alunos do 1º ano do Ensino Médio, na faixa etária dos 14 aos 17 anos, de uma escola particular da cidade de São Paulo. Foram utilizados procedimentos de intervenção, com controles de pré e pós-testes. O objetivo do pré-teste foi verificar o conhecimento dos alunos sobre a estrutura do texto argumentativo. O primeiro pósteste, analisou, usando critérios quantitativos, se ocorreu ou não a evolução da habilidade argumentativa na produção textual do aluno. No segundo pós-teste, o objetivo foi observar se os resultados do primeiro pós-teste se mantinham. Entre a realização do pré e dos pós-testes foram realizadas oito intervenções com o intuito de desenvolver habilidades de produção textual argumentativa. Os resultados deste estudo sugerem que uma intervenção voltada para a consciência metatextual desenvolve a capacidade de produção textual argumentativa. Os dados evidenciam que o ato explícito de ensinar o esquema dissertativo da argumentação desenvolve a capacidade de refletir e analisar textos, favorecendo a aprendizagem e a produção deste gênero textual
Abstract: The purpose of this research is to investigate the effect of practicing turned to the Met textual ability, giving some instructions related to structure, organization and linguistics convention into the textual argumentative writing production, pointed to the students of the first grade in high school. The work was developed with eighteen students on the 1st grade in high school between fourteen to sixteen years old in a private school in São Paulo city. Intervention procedures were used as a control to tests before and after. The purpose of the pre-test was to analyze the students knowledge about the argumentative text structure. The first after test intended to analyze whether it happened an improvement in the ability evolution in the argumentative textual production of the student. During the second after test, the purpose was to certify if the results of the first test were kept. Eight interventions were accomplished between the before and after tests with the goal to develop some abilities in the argumentative textual production. The results show us that an intervention directed to a met textual awareness develops an ability of an argumentative textual production. The data explains that the simple way of teaching the system of argumentation, creates the ability of reflex and analyze texts, giving benefits to the learning and production textual of this genre
Palavras-chave: Produção textual
Argumentação
Habilidade metatextual
Ensino médio
Textual production
Argumentation
Met textual ability
High school
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Dias, Judivania Dantas de Andrade. Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo. 2012. 94 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16052
Data de defesa: 4-Set-2012
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Judivania Dantas de Andrade Dias.pdf2,63 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.