REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16047
Tipo: Dissertação
Título: Tempo de ensinar e tempo de aprender - A temporalidade e professores de uma escola pública
Autor(es): Cunha, Denio Waldo
Primeiro Orientador: Szymanski, Heloisa
Resumo: A presente pesquisa se propôs investigar a relação que as professoras da Primeira Série do Ensino Fundamental estabelecem com o tempo em suas práticas educativas. Tendo a fenomenologia por embasamento, e com um olhar compreensivo, procurou-se conhecer as vivências relativas ao tempo por meio de relatos do cotidiano escolar das participantes. O conceito de temporalidade presente na obra de Heidegger bem como o de tempo vivido proposto por Minkowski foram pontos norteadores para a compreensão das mesmas. Foram realizadas quatro entrevistas reflexivas coletivas com duas professoras de Primeira Série em uma escola pública da periferia da cidade de São Paulo. O intuito desses encontros estava centrado em conhecer as experiências das participantes e, concomitantemente, tentar oferecer elementos para reflexão. A análise das entrevistas apoiou-se em um referencial fenomenológico proposto por Szymanski (2002). A análise envolvendo a temporalidade possibilitou desvelar práticas educativas permeadas por considerações que justificam uma diluição da responsabilidade pela alfabetização dos alunos entre os professores das primeiras séries do ensino fundamental, ou seja, que tratam a responsabilidade de alfabetizar como sendo de todos, reduzindo, portanto, o compromisso de alfabetização na Primeira Série. O Sistema de Ciclos, por vezes, apareceu como justificativa para a diminuição das intervenções e para a diluição da responsabilidade de ensinar. Ainda em relação à temporalidade, os relatos das vivências apresentaram-se, a princípio, enraizados no agora, o que propiciava uma compreensão que negava o passado dos alunos e descontextualizava a realidade social e histórica dos alunos e pais desta escola, não possibilitando entendê-los também como resultantes de um processo de exclusão social. O ser professora apresentou-se inicialmente mais próximo da impessoalidade, mas com um importante movimento reflexivo que ocorreu no decorrer da pesquisa, principiou-se um desvelar de uma outra compreensão nas participantes. Assim, ao final das entrevistas, aparece em seus relatos a disposição para intervir, elemento primordial do ser professora.
Palavras-chave: Temporalidade
Alfabetização
Fenomenologia
Sistema de Ciclos.
Professores
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Cunha, Denio Waldo. Tempo de ensinar e tempo de aprender - A temporalidade e professores de uma escola pública. 2005. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16047
Data do documento: 13-Out-2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DenioCunha.pdf
  Restricted Access
465,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.