Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16017
Tipo do documento: Dissertação
Título: A compreensão da leitura em um grupo de alunos da 4ª série do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Reading comprehension in a group of students in the 4th grade of elementary school
Autor: Ardito, Marcella Meirelles 
Primeiro orientador: Maluf, Maria Regina
Resumo: A alfabetização é um tema muito estudado e discutido, uma vez que ler e escrever são fatores primordiais para se viver em uma sociedade letrada. Estudos da linguagem escrita com base na metalinguagem ainda são muito recentes no Brasil. A Psicologia Cognitiva entende que a compreensão da leitura é possível por meio da decodificação, embora sejam necessários também outros fatores como a consciência fonológica, sintática e semântica. A decodificação juntamente com a identificação de palavras auxilia a compreensão da leitura, porem enquanto a leitura não estiver automatizada será necessário ainda um tratamento leitor para que aconteça a compreensão do que foi lido. Contudo, esta pesquisa perguntou-se: como se apresenta a compreensão da leitura de palavras, frases e texto em um grupo de crianças da 4ª série do ensino fundamental? E também, que diferenças observadas nas habilidades de compreensão de leitura de palavras, frases e texto estão relacionadas ao tipo de escola frequentada? Sendo assim, este estudo realizou-se em duas escolas públicas municipais da região leste da cidade de São Paulo, totalizando 150 alunos da antiga 4ª série do ensino fundamental, com idade média entre 10 e 13 anos. Para tanto, aplicou-se três tarefas, sendo tarefa de reconhecimento de palavras, tarefa de compreensão de frases e tarefa de compreensão de texto. Em seguida as tarefas foram corrigidas, pontuadas e submetidas a testes estatísticos. Os achados mostram diferenças significativas entre as duas escolas analisadas Maria e Francisca, demonstrando que em ambas as escolas os alunos da antiga 4ª série do ensino fundamental apresentam defasagem em relação à compreensão da leitura de palavras, frases e texto, porém a escola Francisca conseguiu atingir melhores resultados em todas as tarefas em relação à escola Maria
Abstract: Literacy is a subject very much studied and discussed, once reading and writing are essential factors of living in today`s society. Studies of written language based on meta-language are still very recent in Brazil - Cognitive Psychology shows that reading comprehension is made possible through the means of decoding, although other factors such as syntactic, semantic and phonological awareness are also needed. The decoding together with the identification of words help reading comprehension, but when reading is not yet automated, the use of context clues will be necessary to understand what is read. However, this survey asked: How is the reading comprehension of words, phrases and text in a group of children in the 4th grade of elementary school? Also, what observed differences in the skills of word, phrases and text comprehension are related to the type of school attended? With this in mind, this study took place in two public schools in the eastern region of the city of São Paulo, totaling 150 students from the former 4th grade of elementary school, with an average age between 10 and 13 years. To this end, three tasks were given, being the tasks of word recognition, sentence and text comprehension. Then the tasks were corrected, scored and subjected to statistical tests. The findings show significant differences between the two schools examined, Mary and Francisca - the school Francisca achieved the best results in all tasks in relation to the school Mary , in which students from the former 4th grade of elementary school show lag in relation to the reading comprehension of words, phrases and text
Palavras-chave: Linguagem escrita
Metalinguagem
Compreensão da leitura
Language writing
Metalanguage
Reading comprehension
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Ardito, Marcella Meirelles. Reading comprehension in a group of students in the 4th grade of elementary school. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16017
Data de defesa: 30-Nov-2011
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcella Meirelles Ardito.pdf2,64 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.