???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16010
Tipo do documento: Dissertação
Título: O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo
Autor: Barbosa, Rafael Conde 
Primeiro orientador: Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Resumo: Baseado em falas de alunos do 3o Ensino Médio de uma escola pública de São Paulo, procurou-se verificar os significados atribuídos pelos jovens à Educação Básica e ao Ensino Médio. Optou-se, para realizar esta pesquisa, por aplicar um questionário a todos os alunos que estivessem cursando o 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública da zona sul de SP e analisar alguns documentos oficiais que tratam da especificidade conferida a este nível de ensino. De acordo com a legislação oficial, compete ao Ensino Médio preparar o jovem para a continuidade dos estudos em nível superior e o futuro ingresso no mercado de trabalho. Dentre as respostas oferecidas pelos estudantes, constatou-se que o ingresso no mercado de trabalho figura como uma das preocupações centrais dos jovens que concluem o Ensino Médio. Verificou-se que embora os jovens teçam considerações positivas sobre a Escola e o Ensino Médio, eles esperam que a educação oferecida por esta instituição esteja de acordo com as suas reais necessidades e preocupações. Esses alunos, ao reconhecerem a precariedade do ensino recebido na escola, buscam outros espaços de formação, como cursos profissionalizantes e o próprio trabalho. O jovem confere ao curso profissionalizante a função específica de preparação para o mercado de trabalho. Este aluno, indica que a escola figura como um local positivo de aprendizagem e convivência, porém, o modo como a escola relaciona os conteúdos trabalhados com o cotidiano não possibilita que eles executem de maneira satisfatória o que está expresso na legislação, no que se refere as funções específicas para o Ensino Médio. Estes estudantes desejam também que, ao ingressar no mercado de trabalho, este lhes proporcione independência, renda para auxiliar a família e adquirir os bens que desejam
Abstract: Interviewing high school students in a public school of São Paulo, we could verify the meanings these students attribute to Elementary and High School. All students of a São Paulo public High School Third Year were interviewed and Education Official documents were analysed. Official legislation says that High School must prepare students for University and future entry into the labor market. At the vocational course, in turn, is given the specific task of preparing for labor market. Finding a job appears as one of the concerns of these young people finishing high school and those students, recognizing the precarious education received at school, seek other places for training. Considering the apparent lack of articulation between official legislation and the current reality, the students see in work and in other educational spaces, the possibility to supplement the education received at school and opportunities to obtain professional qualifications to provide access to the labor market
Palavras-chave: Ensino médio
Juventude
Trabalho
High School
Young people
Work
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Barbosa, Rafael Conde. O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo. 2011. 110 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16010
Data de defesa: 11-Oct-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rafael Conde Barbosa.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.