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Tipo do documento: Dissertação
Título: A contribuição da consciência fonológica, memória de trabalho e velocidade de nomeação na habilidade inicial de leitura
Título(s) alternativo(s): The contribution of phonological awareness, working memory and rapid naming of initial skill of reading
Autor: Puliezi, Sandra 
Primeiro orientador: Maluf, Maria Regina
Resumo: O objetivo da pesquisa foi avaliar como três habilidades de processamento fonológico (consciência fonológica, memória de trabalho fonológica e velocidade de nomeação) se relacionam com a habilidade inicial de leitura em um grupo de crianças do 1º ano do ensino fundamental. Também foi objetivo verificar se variações na habilidade de leitura (bons e maus leitores) estão relacionadas a variações nas habilidades de processamento fonológico. Participaram do estudo 28 alunos da rede particular de ensino do município de Guarulhos. A idade média no grupo era de 6 anos e 7 meses. O procedimento consistiu na aplicação individual de tarefas de: leitura de palavras, identificação de rima e fonema inicial, segmentação de palavras em sílabas, repetição de dígitos, repetição de pseudo-palavras e nomeação rápida de figuras. Os dados foram expressos em pontos e submetidos a testes estatísticos. Os resultados do Teste-t, comparando os grupos de bons e maus leitores, nos levou a concluir que os bons leitores leem mais rápido que os maus leitores, assim como possuem melhores resultados em consciência fonológica. Na memória de trabalho fonológica podemos dizer que a diferença entre os bons e maus leitores não foi significativa. Na velocidade de nomeação há uma diferença significatica entre os grupos a favor dos bons leitores. Os resultados das correlações de Pearson nos permitem concluir que o desempenho na leitura inicial está associado com o tempo de leitura. Também podemos dizer que a leitura inicial está associada com as três habilidades de processamento avaliadas: consciência fonológica, memória de trabalho fonológica e velocidade de nomeação
Abstract: The research aimed to evaluate how three phonological processing skills (phonological awareness, phonological working memory and rapid naming) are related to the initial reading ability in a group of children in a first grade of the elementary school. Another objective was to assess whether variations in reading ability (good and poor readers) are related to changes in phonological processing skills. The participants were 28 students in a private school in Guarulhos city. The average age group was 6 years and 7 months. The procedure consisted of individual application tasks: word reading, rhyme and initial phonemes identifying, segmenting words into syllables, digits repetition, pseudo-word repetition and rapid naming of pictures. Data were expressed as points and subjected to statistical tests. The t-Test results, comparing good and poor readers, led us to conclude that good readers read faster than poor readers, and have better results in phonological awareness. In phonological working memory can be said that the difference between good and poor readers was not significant. In rapid naming, there is a significant difference between the groups in favor of good readers. The results of Pearson correlations allow us to conclude that performance in the initial reading is associated with the reading time. We can also say that the initial reading is associated with the three processing skills assessed: phonological awareness, phonological working memory and rapid naming
Palavras-chave: Leitura
Consciência fonológica
Memória de trabalho fonológica
Velocidade de nomeação.
Reading
Phonological awareness
Phonological working memory
Rapid naming
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Puliezi, Sandra. The contribution of phonological awareness, working memory and rapid naming of initial skill of reading. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16005
Data de defesa: 26-Sep-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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