???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15991
Tipo do documento: Dissertação
Título: O professor alfabetizador em formação: saberes necessários ao exercício da sua profissão
Autor: Fonseca, Luciana Franceschini 
Primeiro orientador: Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar os saberes necessários ao exercício da função do professor alfabetizador em desenvolvimento profissional, segundo o referencial teórico de autores que se dedicam ao estudo da formação de professores, como Imbernón, Marcelo e Placco, autores que se dedicam ao estudo dos processos de alfabetização, como Ferreiro, Freire e Soares e que se dedica ao estudo dos saberes docentes, como Tardif. Foi realizada pesquisa empírica, de cunho qualitativo e, como procedimentos para a coleta de dados, foram utilizadas a entrevista semiestruturada e a observação, analisadas à luz da teoria desenvolvida em torno do tema. A entrevista semi-estruturada foi realizada com uma professora responsável pela fase de alfabetização escolar, compreendendo o primeiro ano do Ensino Fundamental da Educação Básica, em uma escola privada do município de São Paulo. A observação se deu na referida sala, durante dois meses, por meio de visitas, registradas em diário de campo. A análise dos dados foi realizada, inicialmente, a partir de levantamento de indicadores e elaboração de categorias correspondentes que, analisadas à luz da teoria em torno do tema, propiciaram, posteriormente, a discussão em torno dos saberes utilizados pelo professor alfabetizador em sua função profissional. As conclusões desta pesquisa revelam a natureza complexa dos saberes docentes, uma vez que explicitam a estreita relação entre saberes de naturezas distintas, provenientes das dimensões pessoal, escolar, da formação profissional, disciplinar, curricular e experiencial do professor, de quem são partes constitutivas e, como tal, integradas e mutuamente complementares. Os resultados obtidos procuram, dessa forma, oferecer contribuições para a melhoria dos processos de formação de professores que se dedicam à alfabetização escolar, na medida em que disponibilizam, ao professor alfabetizador, um delineamento dos saberes próprios de sua profissão, para que o processo de alfabetização aconteça satisfatoriamente, beneficiando, por fim, o aluno em formação
Abstract: The aim of this study was to investigate the necessary knowledge for the practice of the literacy teacher in professional development, according to theoretical references of authors who are dedicated to the study of teachers education, as Imbernón, Marcelo and Placco; authors who are dedicated to the study of literacy processes, such as Ferreiro, Freire and Soares; and one who is dedicated to the study of teacher s knowledge, as Tardif. An empirical research was carried out, in a qualitative way, as well as procedures for data collection, semi-structured interviews and observation techniques were used and examined from the perspective of theory developed on the theme. The semi-structured interview was conducted by a teacher who was responsible for the phase of school literacy, including the first years of Ensino Fundamental da Educação Básica at a private school in São Paulo City. The observation took place in that specific classroom for two months, through visits and were reported in a field diary. Initially, data analysis was performed, according to several indicators and elaboration of corresponding categories which, analyzed from the perspective of the theory about the topic, led, subsequently, to the discussion on the knowledge used by literacy teachers in their professional function. The conclusion of this study reveals the complex nature of teachers knowledge, since they explicit the close relationship between the knowledge of different natures, arising from the personal, educational, training, disciplinary, curricular, and experiential dimensions, as they are, in many circumstances, complementary. This way, the achieved results provide contributions to the improvement of procedures for training engaged teachers in school teaching, as they provide to the literacy teacher, a design of specific knowledge of their profession, so that the process of literacy can happen satisfactorily, finally benefiting students education
Palavras-chave: Saberes docentes
Alfabetização
Formação de professores
Teachers knowledge
Literacy
Teacher s education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Fonseca, Luciana Franceschini. O professor alfabetizador em formação: saberes necessários ao exercício da sua profissão. 2011. 184 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15991
Data de defesa: 23-May-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciana Franceschini Fonseca.pdf714,73 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.