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dc.creatorAprobato, Gislaine Garcia Gutierres-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4470696Y5por
dc.contributor.advisor1Maluf, Maria Regina-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:56:21Z-
dc.date.available2011-05-23-
dc.date.issued2011-05-09-
dc.identifier.citationAprobato, Gislaine Garcia Gutierres. Written and syllogistic reasoning: a study of preschool children. 2011. 111 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/15980-
dc.description.resumoEstudos sobre a educação infantil evidenciam que frequentá-la exerce impacto positivo sobre a vida futura dos indivíduos, explicitando a importância desta etapa da educação. Este estudo busca contribuir com as pesquisas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento da criança que frequenta esta modalidade de ensino. A pesquisa baseou-se nos conceitos da psicologia sobre a interrelação entre aprendizagem e desenvolvimento e nos conceitos da psicologia cognitiva da leitura, incluindo o modelo de reconhecimento de palavras de Ehri. O objetivo desta pesquisa foi de verificar se há relações entre as diferentes fases da escrita e o raciocínio silogístico. Nossa hipótese de trabalho era de que crianças que apresentam melhor desempenho na escrita apresentam também melhores resultados no raciocínio silogístico expresso oralmente. Participaram do estudo 29 crianças com média de idade de 6 anos e 3 meses de idade, matriculadas em uma escola pública da cidade de São Paulo no último estágio da educação infantil. Para verificar a nossa hipótese a pesquisa teve um delineamento correlacional. O teste estatístico entre escrita de palavras e raciocínio silogístico demonstrou que há correlação significativa entre as variáveis, ou seja, à medida que as crianças demonstram melhor desempenho na escrita, demonstram também melhor desempenho nos silogismos justificando suas respostas baseando-se nas premissas. O resultado de pesquisa confirma a nossa hipótese inicial. Portanto indica-se que na educação infantil se dê atenção tanto a favorecer o ensino da linguagem escrita tendo em vista as especificidades da criança pequena, quanto a favorecer o desenvolvimento do raciocínio lógico dedutivopor
dc.description.abstractStudies on the early childhood education show that frequents it exerts positive impact on the future life of the individuals, explaining the importance of this stage of education. This study aims to contribute to the research on learning and the development of the child that attends this modality of education. The research was based on the concepts of psychology on the inter-relationship between learning and development and the concepts of cognitive psychology of reading, including the model of word recognition of Ehri. The objective of this research was to verify if there are relations between the different stages of the writing and the reasoning silogistico. It was accepted as a hypothesis that children perform better in writing also show better results in syllogistic reasoning expressed orally. The study included 29 children with a mean age of 6 years and 3 months of age, enrolled in a public school of Sao Paulo in the last stage of early childhood education. To verify our hypothesis the study was a correlational design. Individual applications were made for evidence of written words and syllogistic reasoning. The results showed a positive correlation between writing words and syllogistic reasoning, allowing to conclude that as children get better performance in writing, also demonstrate better performance on syllogisms justify their answers based on the premises. It concludes with considerations about the importance of paying attention in kindergarten, the specificities of small children, favoring both the initial teaching of written language and the development of deductive reasoningeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:56:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gislaine Garcia Gutierres Aprobato.pdf: 892097 bytes, checksum: dfea960b625020966515ecfdcdccf37c (MD5) Previous issue date: 2011-05-09eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32168/Gislaine%20Garcia%20Gutierres%20Aprobato.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguagem escritapor
dc.subjectRaciocínio dedutivopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectSilogismopor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectWritten languageeng
dc.subjectDeductive reasoningeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectSyllogismeng
dc.subjectWritingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleEscrita e raciocínio silogístico: um estudo com pré-escolarespor
dc.title.alternativeWritten and syllogistic reasoning: a study of preschool childreneng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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