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Tipo do documento: Dissertação
Título: Tornar-se professor da EJA: um estudo priorizando a dimensão afetiva
Autor: Mollica, Andrea Jamil Paiva 
Primeiro orientador: Almeida, Laurinda Ramalho de
Resumo: A presente pesquisa teve como problema central compreender quais as emoções e sentimentos do professor, licenciando ou licenciado em Pedagogia, que trabalha pela primeira vez com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e quais as situações provocadoras dessas emoções e sentimentos, em relação à sua atividade profissional. A partir disso, o objetivo foi identificar as necessidades desse professor no que se refere tanto à sua formação inicial, quanto ao auxilio que a escola deve dispensar-lhe nessa etapa profissional. Por ter como prioridade a dimensão afetiva, o referencial teórico escolhido foi a teoria de desenvolvimento de Henri Wallon. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e, para a produção de informações foram realizadas entrevistas individuais, baseadas na modalidade reflexiva, com quatro docentes iniciantes na EJA, graduandos ou graduados em Pedagogia. Transcrições, quadros e sinteses dessas entrevistas foram elaborados para auxiliar na análise e discussão das informações. Os principais resultados encontrados foram: 1 ) os docentes principiantes na EJA sentem necessidade de apoio de toda equipe escolar para auxiliá-los na atuação, mesmo os professores que já tiveram experiência em outros niveis de ensino, além disso, dão grande valor a figura do Coordenador Pedagógico para ajudá-los na prática educacional; 2) é necessária uma reflexão sobre uma mudança nos Cursos de Pedagogia, pois é imprescindível um preparo especifico para atuar com alunos da EJA: 3) os professores exaltam a carreira e sentem-se encorajados em continuar ensinando na EJA, ainda que enfrentem problemas relacionados à profissão dentro e fora da escola. Dessa forma, os educadores não se percebem fora do processo, eles entendem que para a melhoria educacional seus esforços são igualmente indispensáveis
Abstract: This research main problems were to understand feelings and emotions of teachers (undergraduates student of Education or graduated in Education) working for the first time with Education for Youth and Adults (EJA) and to understand what causes that feelings and emotions. The purpose of this study was to identify teachers' needs regarding his/her undergraduate course or regarding the help that the school must provide in that period of his/her carreer. The Henry Wallon's theory was chosen because the present research gived priority to affectivity matters. The qualitative approach was used and, to collect the data, individual interviews were made with four beginner teachers based on reflexive modality. Transcription, tables and summaries of these interviews were elaborated to aid the data discussion analyses. The main results were: 1) EJA beginner teachers need co-workers' support to help in the job and they value the Coordinator Teacher's assistance, even teachers whose had work experience in different Education field. 2) it is necessary to think about changes in the Education undergraduates courses because specific training is indispensable to teach youth and adults students. 3) interviewee teachers value their career and they want to keep teaching despite all problems in the job. They understand that their own efforts are necessary to improve the education situation
Palavras-chave: Afetividade
Professor iniciante na EJA
Affectivity
Youth and adults beginner teacher
Henri Wallon
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Mollica, Andrea Jamil Paiva. Tornar-se professor da EJA: um estudo priorizando a dimensão afetiva. 2010. 184 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15975
Data de defesa: 7-Dec-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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