???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15969
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise de Planos de Ensino de Educação Infantil, à luz de uma literatura analítico-comportamental
Título(s) alternativo(s): Analysis Plan for Teaching Early Childhood Education in the light of a behavior-analytic literature
Autor: Francisco, Simone dos Santos Affonso 
Primeiro orientador: Luna, Sergio Vasconcelos de
Resumo: A Educação Infantil EI, desde a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB, passou a integrar o sistema educacional como primeira etapa da Educação Básica. Atendendo às determinações da LDB, o Ministério da Educação- MEC elaborou o documento Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil RCNEI para servir como guia de reflexão educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas, subsidiando o professor na elaboração do planejamento de ensino. A fim de avaliar em que medida a organização do planejamento de ensino na EI pode constituir fonte eficaz para orientar o professor na atividade de ensino, foram coletados 10 planos de ensino de diferentes escolas públicas de EI de região pertencente à Grande São Paulo. A análise dos planos evidenciou discrepância entre eles, a começar pelos tópicos que compõem a estrutura dos mesmos. Além disso, o seu conteúdo, que deveria ter a função de orientar os professores na condução do ensino, é insuficientemente explicito, sendo impreciso e inadequado para orientar o trabalho a ser desenvolvido. Com o objetivo de oferecer, a partir da análise de uma literatura analítico-comportamental voltada para a Educação, subsídios para a elaboração de um planejamento do ensino eficiente no âmbito da Educação Infantil, foram selecionados e extraídos trechos da literatura que apontaram elementos essenciais para compor a estrutura dos planos de ensino. Estes elementos foram agrupados e alinhados aos tópicos da estrutura dos planos de ensino a fim de se fazer uma leitura à luz da literatura analisada. O resultado da pesquisa aponta que para a elaboração de um plano de ensino eficiente é fundamental que os objetivos sejam definidos de forma clara e precisa explicitando o que se pretende ensinar, atentando para os seguintes elementos: avaliação do repertório inicial dos alunos, estabelecimentos de conteúdos a serem trabalhados, elaboração de atividades relacionadas aos objetivos e avaliação sistemática. Conclui-se que, ainda que não seja fácil alterar, de uma hora para outra, o comportamento dos professores, há indicações na literatura analisada de que a formulação de bons objetivos pode melhorar os resultados do ensino. Portanto, é preciso que outros estudos desenvolvam estas questões de modo a fornecer elementos que possam ser colocados mais diretamente a serviço dos professores da EI
Abstract: The Childhood Education - EI since the adoption of the Law of Directives and Bases of Education - LDB became part of the educational system as a first stage of Basic Education. Given the determinations of LDB, the Ministry of Education - MEC prepared a document National Curriculum Reference to Childhood Education - RCNEI to serve as a guide for reflection on educational objectives, content and didactic orientations, supporting the teacher when planning teaching. In order to determine the organization of planning education EI were collected 10 teaching plans for different schools of EI in the region belonging to the Greater Sao Paulo. The analysis of the plans showed a discrepancy between them, starting with the topics that make up the structure of them. Moreover, its content, which serves to guide teachers in conducting the teaching, it is not sufficiently explicit, and inaccurate and inadequate to guide the work to be developed. These questions helped to explain the difficulties of teachers in setting goals, assessing student behavior and prepare activities. Aiming to offer, from the analysis of a behavior-analytic literature focused on education, subsidies for the development of an efficient planning of instruction in the kindergarten were selected and extracted pieces of literature that pointed to compose the essential e structure of the teaching plans. These elements were grouped and aligned to the topics of the structure of teaching plans to do a reading based on literature review The research indicates that for the elaboration of a plan for effective teaching is essential that the objectives are defined clearly and precisely explaining what you want to teach, paying attention to the following: evaluation of early repertoire of students, institutions of contents to be worked out, development of activities related to the goals and systematic evaluation. We conclude that, although it is not easy to change from one moment to another, the behavior of teachers, there are indications in the literature that examined the formulation of good objectives can improve learning outcomes. Therefore, we need to develop other studies these issues in order to provide elements that can be placed more directly in the service of teachers of EI
Palavras-chave: Planejamento do ensino
Educação infantil
Análise do comportamento
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Teaching planning
Childhood education
Behavior analysis
National Curriculum Reference for Childhood Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Francisco, Simone dos Santos Affonso. Analysis Plan for Teaching Early Childhood Education in the light of a behavior-analytic literature. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15969
Data de defesa: 27-Oct-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simone dos Santos Affonso Francisco.pdf4,91 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.