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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação e desigualdade social: um estudo com jovens da elite
Autor: Kulnig, Rita de Cássia Mitleg 
Primeiro orientador: Ronca, Antonio Carlos Caruso
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi desvelar as construções de significação e sentido que os jovens economicamente favorecidos da sociedade capixaba fazem sobre a desigualdade social e sobre a relação entre educação e desigualdade social. Buscou-se identificar o que é desigualdade social para esses jovens; como percebem os mecanismos de ascensão social; como vivenciam a desigualdade social em seu cotidiano e que relações estabelecem entre educação e desigualdade social. A pesquisa foi realizada em duas etapas. Na 1ª etapa, aplicou-se questionário em 404 jovens, alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio de 5 escolas privadas situadas nos municípios de Vitória e Vila Velha/ES. Na 2ª etapa da pesquisa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 10 jovens, sendo 7 meninas e 3 meninos, todos participantes da 1ª etapa da pesquisa. Os dados do questionário foram tabulados e quantificados e a análise das justificativas dadas às questão que compunham o questionário foi realizada por meio da criação de categorias e subcategorias de respostas. Os dados das entrevistas foram organizados a partir dos temas propostos pela pesquisa , e analisados a partir da identificação de pré-indicadores e indicadores com o objetivo de articular os sentidos expressos pelos jovens. Os resultados obtidos apontaram a desigualdade de renda como o elemento central que caracteriza a desigualdade social para esses jovens; um peso maior das características adquiridas como mecanismo de mobilização social; a violência como a expressão da desigualdade social mais presente em seus cotidianos e a educação como recurso para gerar igualdade de oportunidades
Abstract: The objective of this research was to reveal the construction of meaning and sense that young people economically advantaged parts of society of Espirito Santo on social inequality and the link between education and social inequality. We tried to identify what is social inequality for these young people perceive as the mechanisms for social mobility, social inequality they experience in their daily lives and relationships established between education and social inequality. The survey was conducted in two stages. At one stage, the questionnaire was applied in 404 young students from the 1st, 2nd and 3rd year of high school for five private schools in the cities of Vitoria and Vila Velha / ES. In the 2nd stage of the research were semistructured interviews with 10 young people, with seven girls and three boys, all participants of the 1st stage of the research. The questionnaire data were tabulated and quantified and the analysis of the justifications given to the matter that made up the questionnaire was done through the creation of categories and subcategories of responses. Interview data were organized from the themes proposed by the research and analyzed through the identification of pre-indicators and indicators in order to articulate the meanings expressed by young people. The results showed income inequality as the central element that characterizes the inequality for these young people a greater weight of acquired characteristics as a mechanism of social mobilization; violence as an expression of social inequality more present in their daily lives and education as a resource to generate equal opportunities
Palavras-chave: Educação
Desigualdade social
Jovem de elite
Sentido
Significado
Education
Social inequality
Young elite
Sense
Meaning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Kulnig, Rita de Cássia Mitleg. Educação e desigualdade social: um estudo com jovens da elite. 2010. 273 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15967
Data de defesa: 12-Nov-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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