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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/15952
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Elaine Cristina Vasconcelos dos | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4423782D6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Davis, Claudia Leme Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-28T20:56:18Z | - |
dc.date.available | 2010-11-18 | - |
dc.date.issued | 2010-10-29 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Elaine Cristina Vasconcelos dos. Insucesso escolar: o ponto de vista das crianças que o vivenciaram. 2010. 161 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15952 | - |
dc.description.resumo | Esse estudo, que se insere na vertente sócio-histórica em Psicologia, investigou os sentidos e os significados que crianças atribuem as suas experiências escolares mal sucedidas. Ao inserir-se na tradição que procura combater o fracasso escolar, buscou explorar o ponto de vista infantil sobre essa questão, no sentido de contribuir na discussão acerca da situação educacional brasileira. Participaram da pesquisa dois alunos de 10 anos, uma menina e um menino, que apresentavam, segundo seu professor, dificuldades para acompanhar a turma e, por esse motivo, estavam arriscados a perderem o ano. As crianças cursavam o 5º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola vinculada à rede pública paulista. O método envolveu observação sistemática em sala de aula, durante o período de um mês do ano letivo de 2010, além de entrevistas com o professor da classe e encontros individuais, no contraturno, com os alunos, momentos em que desenharam e contaram sua forma de ver a escola, seus professores e a experiência escolar. A sistematização e análise dos dados foram realizadas recorrendo-se aos procedimentos sugeridos por Aguiar e Ozella (2006), segundo o qual se constroem, via identificação de pré-indicadores e indicadores, núcleos de significação. Os dados foram interpretados à luz da teoria sócio-histórica e sua análise demonstrou, entre outras coisas, que as crianças vivem com temor e intenso sofrimento diante das tarefas propostas pelo docente, descrentes que são de sua capacidade de alcançar os critérios de bom aluno. A escola, nessas circunstâncias, perde sua função e principal objetivo: constituir-se em mediação adequada, capaz de promover aprendizagens importantes e, conseqüentemente, o desenvolvimento que permite novas possibilidades de aprender. Recomendações são feitas em termos de formação inicial e continuada de professores, com ênfase nos aspectos éticos e políticos inerentes à profissão docente | por |
dc.description.abstract | This study, which can be inserted in socio-historical tradition of Psychology, investigated senses and meanings attributed by children to their unsuccessful school experiences. Seeking to fight school failure, it attempts to explore how children view such issues, aiming to make a positive contribution to the discussion of educational status in Brazil. The participants were two 10-year-old students, a boy and a girl, who faced, according to the teacher, difficulties to follow explanation and, therefore, were taking the risk of missing a school year. The children were attending 5th grade of primary school, in a public institution in São Paulo City. The method involved one month systematic classroom observation in 2010, complimented by interviews with classroom teacher and individual meetings with mentioned students. During those occasions, the students described how they viewed school, their teachers and school experience, while drawing situations related to those matters. Data systematization and analysis were collected in compliance with procedures recommended by Aguiar and Ozella (2006), building clutters of meanings, through construction and agglutination of indicators. Data were interpreted under a socio-historical theory perspective, presenting, among other things, children doing homework with fear and intense pain, whilst becoming progressively skeptical about their skills to meet criteria which define a good student. Under such circumstances, school wastes its function and purposes: ability to comprise an adequate mediation, in order to provide important learning and, consequently, development of new possibilities of being. Recommendations are made in terms of both initial and continuous teachers training, with emphasis on ethical and political aspects which are involved in teachers occupation | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32150/Elaine%20Cristina%20Vasconcelos%20dos%20Santos.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Psicologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Insucesso escolar | por |
dc.subject | Psicologia sócio-histórica | por |
dc.subject | Sentidos e significados | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | School failure | eng |
dc.subject | Social-historical psychology | eng |
dc.subject | Senses and meanings | eng |
dc.subject | Teaching and learning process | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.title | Insucesso escolar: o ponto de vista das crianças que o vivenciaram | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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