???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15931
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tornar-se terapeuta: a prática da meditação na formação do psicólogo clínico de orientação fenomenológica
Título(s) alternativo(s): Becoming a therapist: the practice of meditation in the trainning of clinical psychologists of phenomenological orientation
Autor: Rosmaninho, Marta Tolaini 
Primeiro orientador: Ancona-Lopez, Marília
Resumo: Esta dissertação visa compreender, em uma perspectiva fenomenológica, a contribuição da prática da meditação vipássana para o desenvolvimento do modo de estar presente do terapeuta. Retomo, nesta dissertação, o meu percurso pessoal como terapeuta e praticante de meditação vipássana. Em uma perspectiva fenomenológica, focalizo as experiências de meditação, em um processo de imersão e distanciamento, que me permitiu refletir e expressar os efeitos da meditação no meu modo de ser terapeuta. A partir do relato das minhas experiências na prática da meditação e de vinhetas clínicas, evidencio como o meu modo de estar presente com os clientes foi facilitado na prática da meditação. O trabalho evidencia que a formação clínica vai além da aquisição de conhecimentos teóricos: inclui diferentes processos pessoais que contribuem para o modo singular de cada um tornar-se terapeuta
Abstract: The aim of this work is to understand in a phenomenological perspective, the contribution of the practice of Vipassana meditation for the development of the way of being present of the therapist. Considering that the trainning of the therapist goes beyond the acquisition of theoretical knowledge, which also includes several personal processes that contribute to the unique way to become a therapist, I retake in this dissertation to my personal journey as a therapist and practitioner of Vipassana meditation. In a phenomenological perspective I focused on the experiences of meditation in a process of immersion and distance, which allowed me to reflect and express the effects of meditation on my personal way of being a therapist. Based on the description of my experiences in meditation practice as well as on clinical vignettes, I point out how my way of being present with clients was helped by the practice of meditation. This work shows that trainning in psychotherapy is more than the learning of theorical knowledge, for it includes personal processes which contribute to one s becoming a therapist
Palavras-chave: Formação do terapeuta
Psicologia e meditação
Therapist trainning
Phenomenological psychology
Psychology and meditation
Clinical psychology
Psicologos clinicos
Psicologia clinica
Psicologia fenomenologica
Meditacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Rosmaninho, Marta Tolaini. Becoming a therapist: the practice of meditation in the trainning of clinical psychologists of phenomenological orientation. 2010. 100 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15931
Data de defesa: 21-Jun-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marta Tolaini Rosmaninho.pdf786,84 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.