???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15799
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise comparativa do desenvolvimento intelectual de portadores de síndrome de Down submetidos ou não a programas de estimulação
Autor: Assumpção Junior, Francisco Baptista 
Primeiro orientador: Macedo, Rosa Maria Stefanini de
Resumo: O autor analisa dois grupos de crianças portadoras de Síndrome de Down sob o ponto de vista intelectual e considerando o aspecto referente à estimulação ambiental. Dessa maneira, um dos grupos avaliados foi submetido a programa de estimulação sistemática, realizado por técnicos pertencentes à equipe multidisciplinar e o outro foi avaliado da forma como se apresentava em seu próprio ambiente, sem qualquer interferência técnica. Os dados obtidos foram então transformados em médias e construidas as curvas correspondentes a cada grupo. Essas médias foram então comparadas através do teste de Distribuição Normal, não sendo observadas diferenças significativas em ambas as amostras. Dessa forma, o autor conclui dizendo ser necessária a elaboração de novos programas de atendimento à população portadora de deficiência mental, programas esses mais adequados à realidade social brasileira. Esclareceainda que tais programas seriam centrados nos próprios pais ou em pessoas não especializadas e pertencentes a própria comunidade, desde que treinadas e supervisionadas por equipe técnica de apoio, possibilitando assim a multiplicação dos serviços de atendimento existentes, socializando os conhecimento dos profissionais especializado na área. Para tal seria importante o apoio estatal de instituições de serviço, que permitiriam o treinamento e supervisão de pessoal, bem como o atendimento dos indivíduos necessitados de cuidados especiais (próteses, cirurgias, etc...)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Assumpção Junior, Francisco Baptista. Análise comparativa do desenvolvimento intelectual de portadores de síndrome de Down submetidos ou não a programas de estimulação. 1985. 62 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1985.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15799
Data de defesa: 30-Nov-1985
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francisco Baptista Assumpcao Junior.pdf2,92 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.