???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15541
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso da fotografia como instrumento no processo de orientação vocacional para adolescentes
Autor: Paternostro, Raquel C. C.
Primeiro orientador: Safra, Gilberto
Resumo: A proposta desta dissertação é refletir e ilustrar, através de conceitos teóricos e de fragmentos de um caso clínico, a importância do uso da fotografia como procedimento interventivo no processo de orientação vocacional. A utilização deste recurso no processo de orientação vocacional, possibilita ao jovem uma experiência na área da transicionalidade permitindo a expressão de aspectos criativos.Trata-se de um momento no qual o jovem precisa decidir por uma profissão, o que lhe acarreta intensa angústia a qual é lidada muitas vezes através da negação. Procurarei salientar ao longo do meu trabalho a contribuição que a experiência de fotografar traz neste processo, consistindo em um instrumento facilitador para que a escolha seja resultante de uma elaboração interna do adolescente. O caminho teórico percorrido inclui uma visão histórica da orientação vocacional, bem como, do conceito de adolescência. Ressaltarei as contribuições de Bohoslavsky, por concordar com o autor com o fato da identidade profissional e pessoal caracterizarem o indivíduo abarcando diferentes aspectos do seu desenvolvimento. Tratarei também sobre a teoria do amadurecimento humano de Winnicott, ressaltando os conceitos de espaço potencial, objetos e fenômenos transicionais bem como incluirei a fotografia como instrumento facilitador na compreensão de alguns elementos do self. Farei uma breve apresentação de alguns trabalhos de fotógrafos buscando fundamentar o uso da fotografia na minha experiência clínica, os quais utilizaram a experiência de fotografar como meio de sua expressão criativa inserida na cultura. A escolha deste objeto da cultura reflete também a minha experiência pessoal como fotógrafa, na qual vivenciei através deste meio a possibilidade de entrar em contato com aspectos meus até então desconhecidos.
Abstract: This dissertation intends to reflect upon and illustrate the importance of the use of photography as a procedure of intervention in the process of vocational orientation, by means of theoretical concepts and fragments of a clinical case. The use of this resource in the process of vocational orientation enables the young to experience transitionality, allowing them to express creative aspects. This refers to the moment when the adolescent has to choose a profession, which causes him/her deep anguish and is many times dealt with denial. I want to point out the contribution of the experience of photography as an enabling instrument in the process, so that the choice results from an internal elaboration of the adolescent. The theoretical approach includes an historical overview of vocational orientation and of the concept of adolescence. I will emphasize Bohoslavsky s contributions as I agree with this author on the fact that professional and personal identity characterizes the individual, including different aspects of his/her development. I will also address the theory of human maturation of Winnicott, pointing out the concepts of potential space, transitional objects and phenomena; furthermore, I intend to include photography as a facilitative instrument to understand some aspects of the self. I will give a brief presentation of the work of some photographers who made use of the experience of photography in order to express their creativity inserted in culture, trying to base the use of photography on my clinical experience. The choice of this object of culture also reflects my personal experience as a photographer, which allowed me to be in touch with many aspects of myself until then unknown.
Palavras-chave: adolescência
orientação vocacional
fotografia
fenômeno transicional
adolescence
vocational orientation
photography
transitional phenomenon
Orientacao profissional
Fotografia -- Uso terapeutico
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Paternostro, Raquel C. C.. O uso da fotografia como instrumento no processo de orientação vocacional para adolescentes. 2006. 119 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15541
Data de defesa: 18-Oct-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PCL - Raquel Paternostro.pdf5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.