???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15518
Tipo do documento: Dissertação
Título: "Transformando" - "Nós" em "Laços": um estudo compreensivo dos valores parentais em famílias de baixa renda
Autor: Santos, João Laurentino dos
Primeiro orientador: Macedo, Rosa Maria Stefanini de
Resumo: Para compreendermos os valores educacionais vigentes nos discursos e nas práticas educativas, não podemos deixar de considerar as mudanças que vêm ocorrendo na sociedade em decorrência da globalização, o que faz emergir problemas éticos e morais que nos desafiam pela relativização dos valores dificultando sua transmissão às novas gerações, em meio a inseguranças e conflitos que surgem, que impacta o processo educativo em qualquer extrato social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com famílias de baixa renda, realizada na ONG Associação Meninos do Morumbi, localizada na Zona Sul da Cidade de São Paulo Brasil. Utilizaram-se os referenciais teóricos do Pensamento Sistêmico Novo-Paradigmático, da Complexidade e da Fenomenologia. O objetivo foi compreender a experiência de educar os filhos na contemporaneidade: como os pais percebem tal experiência e se organizam para realizar esta tarefa; como se sentem na e constroem a experiência de educação dos filhos e das funções parentais; levantar quais são as principais preocupações que surgem e quais são os recursos que utilizam para lidar com elas, bem como os valores que julgam importantes transmitir e como os filhos respondem ás práticas por eles utilizadas; compreender o que os pais têm aprendido com os filhos e perceber de que maneira assumem o lugar de responsabilidade, autoridade e suporte para os filhos. O trabalho foi realizado em várias etapas com procedimentos metodológicos diversos, que consistiu em (1) grupos de reflexão, cujo objetivo foi constituir um contexto generativo para o estudo; (2) grupos focais com o objetivo de discutir de modo mais aprofundado os temas mais críticos na educação dos filhos que emergiram nos grupos de reflexão (3) Sessões Terapêuticas com Famílias e (4) Genogramas, que tiveram o intuito de ilustrar categorias e significados que emergiram nos grupos. Os resultados apontam como conseqüência de sentirem-se apoiados no seu papel parental, uma maior facilidade no exercício da autoridade, melhoria da comunicação e dos vínculos afetivos, o que reflete o fortalecimento dos valores, da autoridade e da autoconfiança dos pais. Percebe-se haver um processo de transformação nos valores relacionados à autoridade, ética e moral, marcados por conflitos entre as gerações. Tais resultados falam a favor de se constituir espaços grupais comunitários para permitir a reflexão sobre as questões que envolvem as dificuldades de educar filhos hoje, numa proposta dialógica de co-construção, em um clima de troca de experiências e compartilhamento
Palavras-chave: Práticas educativas
Valores parentais
Família e pobreza
Educação de filhos
Familia -- Aspectos psicologicos
Afetividade (Psicologia)
Psicoterapia familiar
Pobreza
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Santos, João Laurentino dos. "Transformando" - "Nós" em "Laços": um estudo compreensivo dos valores parentais em famílias de baixa renda. 2006. 587 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15518
Data de defesa: 25-Aug-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOAO LAURENTINO DOS SANTOS.pdf2,32 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.