???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15471
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAmadei, Glaucy Karol Abdon Alves-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130407D6por
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Luís Claudio Mendonça-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:39:13Z-
dc.date.available2016-04-25-
dc.date.issued2016-03-18-
dc.identifier.citationAmadei, Glaucy Karol Abdon Alves. A educação como prática de cuidados: memórias escolares de futuros docentes à luz da teoria winnicottiana. 2016. 118 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/15471-
dc.description.resumoO presente estudo advém da minha experiência docente iniciada em escola de educação infantil e ensino fundamental e, recentemente, no ensino superior. Durante esses anos, pude perceber na prática, que educação e cuidado caminham juntos. As relações de cuidado estabelecidas entre professor e aluno no ambiente escolar são cruciais para o desenvolvimento da criança, bem como para o processo ensino-aprendizagem. No trabalho cotidiano com alunos do curso de Pedagogia pude perceber que as memórias de cuidados estabelecidos nos primeiros anos escolares são muito fortes, principalmente aquelas referentes ao processo de apropriação da linguagem escrita - ritual de passagem importante na vida de uma criança. As histórias rememoradas por eles nos revelam bons e maus encontros entre professores e alunos. Essas memórias, boas e ruins, permearam a vida escolar desses alunos que hoje desejam ser professores. Diante disso, o objetivo deste estudo é investigar, por meio das memórias escolares de alunos do curso de pedagogia, a qualidade das relações de cuidados estabelecidas nos primeiros anos na escola, enfatizando o professor enquanto cuidador e o aluno como objeto de cuidado, investigando ainda o modo como esses cuidados afetaram a constituição de cada um, sendo ou não potencializadores, podendo contribuir ou não para o exercício mais autônomo e autoral futuro da profissão docente. O trabalho se constitui na interface da psicanálise de Donald Winnicott tendo ainda como referência a Teoria geral dos cuidados de Luís Cláudio Figueiredo; os dois autores abordam as funções de cuidado e seus desdobramentos. A interlocução com os autores acima mencionados associada a análise das memórias escolares reveladas nas entrevistas visa sensibilizar os professores, enquanto cuidadores, sobre a importância dos cuidados estabelecidos nos primeiros anos escolares, bem como a possibilidade de reverem constantemente suas práticas, para que não se perca de vista o objeto de cuidado: o alunopor
dc.description.abstractThis study stems from my teaching experience, which begun elementary school and recently in higher education. During these years, I could observe in practice that education and a caring relationship take on the same path. Caring relationships established between teacher and student in the school environment are crucial for the development of the child as well as for the teaching-learning process. While working with education major students, I observed their early school years memories are genuinely strong, especially those related to the process of written language appropriation - an important step in a child's life. These recollections also revealed good and bad moments between teachers and students. These memories, good and bad, permeated throughout these students' school life; the same ones who today want to be teachers. Thus, the aim of this study is to investigate, through education major students memories, the quality of relationships established in the early school years, emphasizing the teacher as caregiver and the student as object of care, investigating how such care affected the constitution of each person, whether or not enhancers, and how it can contribute or not to a more autonomous and authored future of the teaching profession. This work is a psychoanalysis of Donald Winnicott's interface while also taking as reference Teoria geral dos cuidados by Luis Cláudio Figueiredo; both authors addressed the care functions and its consequences. The interchange between the authors mentioned above while associated with the analysis of school memories revealed in interviews is also aimed to raise awareness among teachers, as caregivers, about the importance of care established in the early school years, as well as the ability to constantly review their practices, so as not to miss sight of the care object: the studenteng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:39:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Glaucy Karol Abdon Alves Amadei.pdf: 959441 bytes, checksum: d9428546f3a07cc42859475df723cf43 (MD5) Previous issue date: 2016-03-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32270/Glaucy%20Karol%20Abdon%20Alves%20Amadei.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCuidadospor
dc.subjectMemórias escolarespor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectD. W. Winnicottpor
dc.subjectCareeng
dc.subjectSchool memorieseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleA educação como prática de cuidados: memórias escolares de futuros docentes à luz da teoria winnicottianapor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Glaucy Karol Abdon Alves Amadei.pdf936,95 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.