???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15469
Tipo do documento: Dissertação
Título: O processo criativo como veículo de transmutação do arco-iris em ponte-mandala: (a utilização de recursos artísticos no trabalho terapêutico)
Autor: Bernardo, Patricia Pinna 
Primeiro orientador: Figueiredo, Luís Claudio Mendonça
Resumo: Este trabalho constitui-se numa reflexão a respeito do processo criativo em seu aspecto terapêutico, visto através do referencial da psicologia analítica de C. G. Jung. Descreve o CECCO (Centro de Convivência e Cooperativa) e a dinâmica das oficinas de artes e de desenho e pintura lá desenvolvidas. Apresenta os pressupostos teóricos utilizados pela autora. Através da amplificação e interpretação do conto O Quadro de Pano", são aprofundadas questões relativas ao processo criativo e sua relação com o crescimento psíquico. Em seguida, são descritos e analisados o desenvolvimento dos grupos das oficinas (citadas acima) realizadas no CECCO durante o primeiro semestre de 1994. As produções expressivas, assim como alguns contos de fadas trabalhados nessas oficinas, são utilizados como eixo para essa análise. E relatada a experiência vivida pela equipe multiprofissional do CECCO no desenrolar de uma oficina sobre as cores, o que leva a algumas considerações sobre o aspecto terapêutico da atividade pictórica. Ao final, e feita uma síntese a respeito do processo criativo enquanto facilitador do desenvolvimento psíquico, fazendo-se referencias aos vários contos comentados ao longo desse trabalho. No Pósfacio, a autora comenta sobre o seu próprio processo criativo envolvido na confecção desse trabalho
Palavras-chave: Criação (Literária, artística, etc) - Aspectos psicológicos
Arte - Psicologia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Bernardo, Patricia Pinna. O processo criativo como veículo de transmutação do arco-iris em ponte-mandala: (a utilização de recursos artísticos no trabalho terapêutico). 1994. 242 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1994.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15469
Data de defesa: 17-Dec-1994
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia Pinna Bernardo.pdf3,69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.