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dc.creatorRoizenblatt, Rodica-
dc.contributor.advisor1Macedo, Rosa Maria Stefanini de-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:38:29Z-
dc.date.available2012-09-26-
dc.date.issued1981-11-30-
dc.identifier.citationRoizenblatt, Rodica. Observação do comportamento infantil na situação de jogo: elaboração de esquemas de análise. 1981. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1981.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/15199-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo desenvolver uma técnica de observação sistematizada que facilitasse e orientasse a observação e a análise do comportamento infantil, expresso na situação de jogo em grupo, de crianças de 4-7 anos de idade. A partir dos dados de observação, foram propostas vários esquemas de análise, que permitem uma descrição do comportamento das crianças em relação às categorias cognitiva, afetiva-emocional e social. Foram estudadas 5^4 crianças de uma mesma escola, 18 em cada faixa etária, (4-5 anos, 5-6 anos e 6-7 anos) 9 de cada sexo, divididas em grupos compostos de 3 crianças do mesmo sexo cada Observou-se o jogo espontâneo de cada criança e do grupo :~rente a brinquedos comumente usados por crianças dessa faixa etária, durante três sessões de jogo diferentes. O registro de observação foi efetuado em função de uma técnica desenvolvida, a partir de um conjunto de estudos piloto. Os esquemas de análise definidos foram divididos em três grandes categorias e em diversas sub-categorias: 1) categoria cognitiva: exploração, atenção, percepção, memória, elaboração, linguagem, iniciativa e interesse; categoria afetivo-emocional expressividade emocional frente ao cantata com outros companheiros e manifestações de expressões emocionais; 3) categoria social capacidade de se integrar no grupo, nível de participação, caracterização dos papéis e estruturação do grupo. Cada sub-categoria foi ainda sub-dividida, possibilitando assim, um levantamento detalhado dos comportamentos observados e permitindo a elaboração de um perfil psicológico de cada criança, tanto em níveis mais objetivos do comportamento expresso, como em níveis mais subjetivos, que envolvem os aspectos implícitos feitos do comportamento. A observação e a análise do comportamento é realizada de uma maneira rápida, económica e simples, tornando assim a observação uma técnica mais utilizável no processo de diagnóstico psicológicopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:38:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodica Roizenblat.pdf: 5247325 bytes, checksum: 83c5e1a2edcda9c4d8b8d7a31818f7f0 (MD5) Previous issue date: 1981-11-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31563/Rodica%20Roizenblat.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectComportamento infantilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleObservação do comportamento infantil na situação de jogo: elaboração de esquemas de análisepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

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