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https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15199
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Observação do comportamento infantil na situação de jogo: elaboração de esquemas de análise |
Autor: | Roizenblatt, Rodica |
Primeiro orientador: | Macedo, Rosa Maria Stefanini de |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver uma técnica de observação sistematizada que facilitasse e orientasse a observação e a análise do comportamento infantil, expresso na situação de jogo em grupo, de crianças de 4-7 anos de idade. A partir dos dados de observação, foram propostas vários esquemas de análise, que permitem uma descrição do comportamento das crianças em relação às categorias cognitiva, afetiva-emocional e social. Foram estudadas 5^4 crianças de uma mesma escola, 18 em cada faixa etária, (4-5 anos, 5-6 anos e 6-7 anos) 9 de cada sexo, divididas em grupos compostos de 3 crianças do mesmo sexo cada Observou-se o jogo espontâneo de cada criança e do grupo :~rente a brinquedos comumente usados por crianças dessa faixa etária, durante três sessões de jogo diferentes. O registro de observação foi efetuado em função de uma técnica desenvolvida, a partir de um conjunto de estudos piloto. Os esquemas de análise definidos foram divididos em três grandes categorias e em diversas sub-categorias: 1) categoria cognitiva: exploração, atenção, percepção, memória, elaboração, linguagem, iniciativa e interesse; categoria afetivo-emocional expressividade emocional frente ao cantata com outros companheiros e manifestações de expressões emocionais; 3) categoria social capacidade de se integrar no grupo, nível de participação, caracterização dos papéis e estruturação do grupo. Cada sub-categoria foi ainda sub-dividida, possibilitando assim, um levantamento detalhado dos comportamentos observados e permitindo a elaboração de um perfil psicológico de cada criança, tanto em níveis mais objetivos do comportamento expresso, como em níveis mais subjetivos, que envolvem os aspectos implícitos feitos do comportamento. A observação e a análise do comportamento é realizada de uma maneira rápida, económica e simples, tornando assim a observação uma técnica mais utilizável no processo de diagnóstico psicológico |
Palavras-chave: | Comportamento infantil |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da instituição: | PUC-SP |
Departamento: | Psicologia |
Programa: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica |
Citação: | Roizenblatt, Rodica. Observação do comportamento infantil na situação de jogo: elaboração de esquemas de análise. 1981. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1981. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15199 |
Data de defesa: | 30-Nov-1981 |
Appears in Collections: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica |
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