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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15087
Tipo do documento: Tese
Título: Reflexões sobre a construção do Ethos do psicopedagogo: uma experiência vivida no espaço de formação
Título(s) alternativo(s): Reflections on the construction of an Ethos for psychopedagogy: an experience in the area of formation
Autor: Fernandes, Anete Maria Busin 
Primeiro orientador: Safra, Gilberto
Resumo: A construção de uma reflexão sobre a formação do psicopedagogo é o objetivo deste estudo, desta pesquisa. Desenvolver um campo que possibilite dar evidência sobre a construção do perfil do psicopedagogo é o que se traz como contribuição para esta área de atuação. Esse trabalho tem-se realizado na disciplina Diagnóstico Psicopedagógico, em que são colhidos os depoimentos dos alunos sobre as vivências propostas. Cursar tal disciplina, do curso de Especialização em Psicopedagogia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) é, para muitos, o primeiro momento de contato com a clínica. Equipe de supervisoras os auxilia e os orienta na condução dos casos clínicos, em um contato semanal, para acompanhar o desenvolvimento de todo o processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-intervenção, utilizando como método o espaço potencial, de acordo com a definição de Winnicott. Essa pesquisa foi realizada com alunos do curso de Especialização em Psicopedagogia, participantes da construção de cenas psicopedagógicas, através do procedimento Jogo de Areia . O referencial teórico abordado é obtido pelo diálogo que se estabelece entre as teorias de Donald D. Winnicott e as de Gilberto Safra, com alguns aportes à teoria de Edith Stein. Conceber a formação como um espaço ético e estético é o que deverá prevalecer, ao invés de uma postura mais técnica e mecanicista. A pergunta desta pesquisa desdobra-se em (a) quais seriam as condições necessárias para que, nessa área intermediária em que ocorre o encontro psicopedagogopaciente, se torne possível desencadear um processo de criação e apropriação da prática terapêutica; e (b) que relações tal prática teria com a construção do ethos profissional? Concebe-se ethos a partir de Stein, que o considera como a construção do lugar profissional, num movimento, que se dá no indivíduo, de dentro para fora
Abstract: The objective of this thesis is to reflect on formation in psychopedagogy, in other words, to contribute to the development of a field that will provide information on the construction of the profile of a psychopedagogist. This research has been carried out in connection with a course in psychopedagogical diagnosis, based on depositions of students regarding their experiences. This specialization course in psychopedagogy at the Catholic University of São Paulo was the first contact that many of the students have had with clinical practice. A team of supervisors monitors and counsels them on their handing of clinical cases as these students accompany their clients in a process based on weekly contacts. This present thesis is qualitative in nature, based on intervention-research, using the potential space method, as first set up by Donald Winnicott. The research was carried out on students taking the specialization course in psychopedagogy and who participated in the construction of psychopedagogical situations using the "sand game" procedure. The theoretical frame of reference was obtained by joining aspects of the theories Winnicott and Gilberto Safra, with references also to Edith Stein's theories. The central focus is to see formation as an activity in the area of ethics and aesthetics, which the author considers preferable to a technical or mechanistic approach. The question of this thesis can be broken down into two main points: (a) What conditions are necessary in this intermediate area, where psychopedagogist and patient come together, in order to begin a process of creation and appropriation of therapeutic practices? and (b) What relationship might this practice have with the construction of professional ethos? Based on Edith Stein, the author conceives ethos as the construction of a professional place in a movement that occurs in the individual, from inside to outside
Palavras-chave: Formação
Psicopedagogia
Espaço potencial
Jogo de areia
Ethos
Formation
Psychopedagogy
Potential space
Sand game
Ethos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Fernandes, Anete Maria Busin. Reflections on the construction of an Ethos for psychopedagogy: an experience in the area of formation. 2011. 235 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15087
Data de defesa: 30-Nov-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

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