???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14940
Tipo do documento: Dissertação
Título: O conto contemporâneo de Marina Colasanti: estilhaços do maravilhoso na viagem das "23 histórias"
Autor: Rocha, Vanessa de Bello Lins da 
Primeiro orientador: Loyola, Juliana Silva
Resumo: Este trabalho analisa dez contos do livro 23 histórias de um viajante, de Marina Colasanti, a partir do resgate e revisitação do gênero maravilhoso e da tradição realizados pela autora ao compor seus mundos ficcionais. Ao revisitar os contos maravilhosos, reinterpreta e transgride alguns elementos da tradição sob a luz da contemporaneidade, dentre eles a metamorfose, a viagem e a figura da fada. Nota-se também por meio da escritura Colasantiana, especialmente em 23 histórias de um viajante, o resgate da raiz tradicional realizado pela própria composição do livro: os contos são interligados por um conto moldura, o que remete ao exemplo clássico de construção das Mil e Uma Noites. Na obra analisada nesta dissertação, o conto moldura estabelece diálogos freqüentes com o leitor, configurando-se como a vigésima quarta história do livro. A autora inova ainda ao associar o dilema existencial de suas personagens ao da própria construção literária. O suporte teórico que respalda a leitura do maravilhoso é composto por autores como Todorov, Marinho, Chiampi, Rodrigues e Le Goff, e, quanto à reflexão sobre os contos maravilhosos, têm-se Propp e Jolles como principais suportes teóricos. A metodologia utilizada para a leitura do corpus é a descritivo-analítica
Abstract: This paper analyzes ten stories of 23 histórias de um viajante, Marina Colasanti, from the rescue and return of gender and the wonderful tradition held by the author to write his fictional worlds. By revisiting the wonderful tales, reinterpreted and violates some elements of tradition in the light of contemporary, among them the metamorphosis, the journey and the fairies. Note also through writing Colasantiana, especially in the book 23 histórias de um viajante, this attempt to rescue the traditional root, because the stories are connected to a frame story, which leads to the classic example of construction of the As Mil e uma Noites but that story frame is frequent dialogue with the reader, and it is as if the twenty-fourth story in the book, because it depends on the other 23 stories, moreover all the stories are interrelated, allowing the book to be read in sequence or random. The author also innovates to try to put the existential dilemma of his characters in the service of the dilemma of literary construction. The theoretical framework that supports the reading of the wonderful is Todorov, Marino, Chiampi, Rodrigues and Le Goff, and as for fairy tales has Propp and Jolles as main theoretical. The methodology used for the reading of the corpus is the descriptive and analytical
Palavras-chave: Maravilhoso
Literatura brasileira
Wonderful
Brazilian literature
Fairy tales
Colasanti, Marina -- 1937- -- 23 historias de um viajante -- Critica e interpretacao
Contos de fadas
O maravilhoso na literatura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Literatura
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Citação: Rocha, Vanessa de Bello Lins da. O conto contemporâneo de Marina Colasanti: estilhaços do maravilhoso na viagem das "23 histórias". 2010. 83 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14940
Data de defesa: 14-May-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanessa de Bello Lins da Rocha.pdf347,51 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.