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dc.creatorAmaral, Beatriz Helena Ramos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133962T9por
dc.contributor.advisor1Sá, Olga de-
dc.date.accessioned2016-04-28T19:59:15Z-
dc.date.available2008-04-03-
dc.date.issued2005-06-21-
dc.identifier.citationAmaral, Beatriz Helena Ramos. A transmutação metalinguística na poética de Edgard Braga. 2005. 225 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14889-
dc.description.resumoA proposta desta dissertação é analisar os procedimentos de metalinguagem na obra poética de Edgard Braga, por meio da caracterização de sua singularidade e da tentativa de identificação de eventual tendência predominante. Para a adequada realização deste objetivo, examinam-se as fases do longo percurso da produção poética bragueana (1933-1985), que atravessou o século vinte em meio a sucessivas e diferenciadas transformações estéticas: desde influências simbolistas e parnasianas até o caminho do espacialismo, da poesia concreta, da poesia caligráfica e da poesia visual (tatoemas). A pesquisa dá ênfase à passagem da fase da poesia verbal à da poesia visual, tendo sido selecionados, reproduzidos e analisados vinte poemas, representativos da obra em seu todo. Constituem o embasamento teórico da pesquisa a teoria funcionalista de Roman Jakobson e alguns conceitos da Crítica Genética. Os métodos de abordagem do objeto são o abdutivo, o dedutivo e o indutivo. A pesquisa apresenta como resultadados alcançados: a) o reconhecimento de traços caracterizadores de dois diferentes modos de metalinguagem, os quais neste trabalho denominamos metalinguagem de expressão e metalinguagem de construção: o primeiro voltado à reflexão crítica instaurada na esfera temática e do sentido, e o segundo relaciondo à própria composição/decomposição dos elementos sígnicos, materiais e formais do poema; b) a intensificação da abordagem metalingüística, em especial no que tange à gênese do poema. Relevamos nesses resultados a ênfase contínua dada ao uso da metalinguagem de construção em detrimento da metalinguagem de expressão. Destarte, a poesia de Edgard Braga, ao desnudar o processo poético, resgata a essencialidade de seu fazer e lança poemas como gestos-matrizes de um permanente esboçar destinado ao leitor crítico. Palavras-chave: poesia brasileira; metalinguagem; funções da linguagem; processo de condensação poéticapor
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is to analyse metalanguage s proceedings on Edgard Braga s poetry, by the characterization of its singularity and by the identification of a predominant special tendency. In order to reach this intent, we analyse several phases of this poetic production (1933-1985). Braga s poetry went trough the twentieth century among different esthetic transformations: from the influence of the symbolist/parnasianism movement to the concrete poetry, calligraphic poetry and visual poetry (tatoemas). On this study we emphasize the passage from de verbal poetry to the visual poetry. Twenty poems are selected and analysed. The basis of the research are the functionalist theory of Roman Jakobson and some concepts of genetic criticism. The approaching methods of the object are abductive, deductive and inductive. By the research and study of these transformations, we can recognize two different ways of metalanguage on Braga s work, which we denominate expression s metalanguage and construction s metalanguage. The first way refers to the critic reflection about theme, meaning; the second way refers to the composition/decomposition of the poem and the signs of the poem and its aspects of matter and form. It s possible recognize on this poetry some tendencys: there is an increase of metalinguistic function s with predominance of references about genesis of poem. By the continuous emphasis of use of construction s metalanguage and gradual disuse of expression s metalanguage Edgard Braga s work searchs the essential poetic gesture and to denudates the poetic process, creating poems like unfinished gestures forever directed to critic readerseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T19:59:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Beatriz Amaral.pdf: 1511163 bytes, checksum: 10792746cfcb58d458a7d2ce24df5c7f (MD5) Previous issue date: 2005-06-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31177/Dissertacao%20Beatriz%20Amaral.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLiteraturapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literáriapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectPoesia brasileirapor
dc.subjectfunções da linguagempor
dc.subjectprocesso de condensação poéticapor
dc.subjectbrazilian poetryeng
dc.subjectmetalanguageeng
dc.subjectlanguage functionseng
dc.subjectMetalinguagempor
dc.subjectBraga, Edgard, 1897-1985 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleA transmutação metalinguística na poética de Edgard Bragapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária

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