REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14696
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFantini, Kelly Cristina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4403177Z8por
dc.contributor.advisor1Palo, Maria José-
dc.date.accessioned2016-04-28T19:58:46Z-
dc.date.available2012-07-20-
dc.date.issued2012-06-21-
dc.identifier.citationFantini, Kelly Cristina. O papel do trágico em Toda nudez será castigada de Nelson Rodrigues: transformações e paralelos. 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14696-
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é reconhecer o conceito de trágico e seu papel literário no roteiro teatral de Toda nudez será castigada (1965), do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues. Pretende-se caracterizar o texto roteirizado a partir da unicidade da palavra à tridimensionalidade da performance da palavra teatral, abrangendo muitas artes na encenação: o diálogo, o canto, a dança, a música, a pintura, a iluminação, etc. Na multiplicidade da cena, destacamos a personagem e sua fala dialógica para alcançar a leitura do estado de hybris dramático, conjugando ator e espectador pela catarse das paixões. Seguindo a tese de Sábato Magaldi (1962), marcamos o confronto entre a tragédia de Racine e a de Nelson Rodrigues, evidenciando o eixo trágico, entre a razão e a paixão, na intriga cruzada das personagens, em ato de aproximação analítica e interpretativa entre o clássico e o moderno. A diferença entre ambos é reconhecida pelo modo como o diretor conduz a paixão pela mediação do diálogo dos personagens e pelo espelhamento aplicado do modelo trágico de Fedra de Racine. Sua resultante nos revelou o modo da transformação do papel do trágico na representação da arquipalavra cultural e social no teatro moderno de Nelson Rodrigues. O reconhecimento alcançado pela via da dialogicidade nos propiciou o suporte metodológico e a reconceituação da palavra reificada na fronteira da linguagem literária e da linguagem performática do teatro trágico moderno rodriguianopor
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to recognize the concept of the tragic and the literary role in theatrical script of Toda nudez será castigada (1965), by the Brazilian playwright Nelson Rodrigues. It is intended to characterize the scripted text from the uniqueness of the word to the three-dimensionality of the performance of the word theater, covering many arts in staging: the dialogue, song, dance, music, painting, lighting, etc. In the multiplicity of the scene, we highlight the character and his dialogic speech to achieve the reading of the state of the dramatic hybris, combining actor and spectator by catharsis of passions. Following the thesis Sabato Magaldi (1962), we set the comparison between the tragedy of Racine and the one of Nelson Rodrigues, showing the tragic axis, between reason and passion, the intrigue of the characters in an act of interpretive and analytical approach between the classical and the modern. The difference between both is recognized by the "way" the director leads passion by mediating the dialog of the characters and by mirroring the tragic model of Phèdre of Racine. The recognition achieved by means of dialog has provided a methodological support and reconceptualization of the word rectified on the border of literary language and the performing language of the modern tragic drama of Rodrigueseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30912/Kelly%20Cristina%20Fantini.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLiteraturapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literáriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNelson Rodriguespor
dc.subjectDramaturgiapor
dc.subjectArquipalavrapor
dc.subjectTradiçãopor
dc.subjectModernidadepor
dc.subjectTrágicopor
dc.subjectDramaeng
dc.subjectAncient wordeng
dc.subjectTraditioneng
dc.subjectModernityeng
dc.subjectTragiceng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.titleO papel do trágico em Toda nudez será castigada de Nelson Rodrigues: transformações e paralelospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kelly Cristina Fantini.pdf4,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.