???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14695
Tipo do documento: Dissertação
Título: Resistência e utopia: a arte cartográfica de Antônio Vieira
Título(s) alternativo(s): Resistance and utopia: the Antônio Vieira s cartography art
Autor: Araújo, Francisco de Sousa 
Primeiro orientador: Segolin, Fernando
Resumo: Este estudo pretende analisar alguns aspectos da Arte Epistolar de Antônio Vieira. O foco principal da pesquisa contempla suas visadas, relacionadas à Resistência Poética e à Utopia. Além disso, consideram-se alguns dos seus maiores questionamentos cartográficos e as influências do seu outsiderismo autoral junto aos leitores, sob o contexto barroco-seiscentista. O corpus principal da pesquisa consiste no conjunto de missivas vieirianas, denominadas Cartas do Brasil, na qualidade de Mapa Retórico em desenvolvimento, síntese de suas contínuas correspondências oficiais com a realeza, a sociedade colonial e a própria Companhia de Jesus, da qual era membro confesso. Logo, é a partir desse corpus que se pode verificar suas teses, perspectivas e a própria raiz da Literatura de Informação brasileira. A principal visada é entender suas teses, resistências e utopias, ou quais as razões que tornaram Padre Vieira um escritor de perspectiva utopista, preferindo o fazer inconformista e libertário ao pacífico Pacto Epistolar inaciano. Essas e outras questões se fundamentam na linha teórica de Alfredo Bosi (quanto à Resistência) e de Thomas More (quanto à base universal da Utopia). A pesquisa considera que a chave para a compreensão da grande resistência poética vieiriana é o outsiderismo, alma-mater de seu fazer-retórico
Abstract: This study aims to examine some aspects of the Writing Letters Art of Antonio Vieira. The main focus of this research includes Vieira s thoughts, related to Poetic Resistance and Utopia. Furthermore, we consider some of his biggest questions and cartographic influences of his authorial outsiderismo with readers, in the context of seventeenth-century baroque. The main body of research is the set of Vieira s letters, called Cartas do Brasil, as a Rhetoric Map in development, as a continuous synthesis of its official correspondence with royalty, colonial society and the Company of Jesus, which was admitted member. Therefore, it is from this corpus that we can verify their theories, perspectives, and the very root of Brazilian Literature Information. The main target of this dissertation is to understand his ideas, resistances and utopias, or the reasons that make Padre Vieira, prefer a libertarian position to the pacific Ignatian Letter Writing Pact. These and other questions are based on the theoretical line of Alfredo Bosi (the Resistance) and Thomas Moore (as the universal basis of Utopia). This research finds that the key to understanding the Vieira s great poetic strength is his outsiderism, alma-mater of his rhetorical strategies
Palavras-chave: Arte epistolar
Resistência poética
Utopia
Outsiderismo
Literatura de informação
Writing letters art
Resistance poetry
Utopia
Outsiderism
Literature information
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Literatura
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Citação: Araújo, Francisco de Sousa. Resistance and utopia: the Antônio Vieira s cartography art. 2012. 202 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14695
Data de defesa: 16-Apr-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francisco de Sousa Araujo.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.