REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14665
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Érica Fernanda Brasil Carosia Paulino de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766393Y3por
dc.contributor.advisor1Segolin, Fernando-
dc.date.accessioned2016-04-28T19:58:39Z-
dc.date.available2011-06-07-
dc.date.issued2011-05-12-
dc.identifier.citationSouza, Érica Fernanda Brasil Carosia Paulino de. O traje medieval português e sua função alegórica no Auto da Barca do Inferno e no Auto da Alma de Gil Vicente. 2011. 159 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14665-
dc.description.resumoEsta dissertação de Mestrado analisa a função alegórica do traje medieval português, no Auto da Barca do Inferno (1517) e no Auto da Alma (1518) de Gil Vicente. Como objetivos específicos, buscamos demonstrar a relação entre a indumentária e as personagens; explicar a simbologia de cada peça de roupa, no contexto vicentino e elucidar, por meio do vestuário, o conflito entre o sagrado e o profano e os conceitos ideológicos cristãos do século XVI, nos dois autos religiosos do teatrólogo português. Apontamos dados relevantes do vestuário do século XVI, bem como o panorama teórico sobre alegoria. Aplicamos a conceituação, por meio da indumentária, para elucidar o conflito entre a salvação e a perdição das personagens no contexto das peças. Elucidamos a questão alegórica a partir de duas modalidades estilísticas: alegoria construtiva ou retórica (maneira de falar) e alegoria interpretativa ou hermenêutica (modo de entender). Objeto de estudo de inúmeros pesquisadores, a roupa propõe uma leitura crítica que demanda um olhar atento. Estabelece uma linguagem visual tão relevante quanto o discurso verbal. Revela informações. Exprime ideias. Representa as mudanças sociais e culturais. Permite interações entre a sociedade. Expressa identidade e comportamento. Contudo, observamos que a roupa não é sinônimo de absolvição ou condenação, mas antes alia-se ao caráter alegórico das obras do teatrólogo português, que apontam sempre para duas realidades em conflito: a humana e a divina, a imanente e a transcendente, a ética individual e a ética socialpor
dc.description.abstractThis dissertation examines the role of the allegorical medieval costume Portuguese, Auto da Barca do Inferno (1517) and Auto da Alma (1518) Gil Vicente. As specific objectives, we demonstrate the relationship between clothing and the characters, explain the symbolism of each piece of clothing, and elucidate the Vincentian context, through the clothing, the conflict between the sacred and the profane, the ideological concepts of the sixteenth century Christians In two acts of religious playwright Portuguese. We point out relevant data from the clothing of the sixteenth century, as well as the theoretical background on allegory. We apply the concept, through clothing, to elucidate the conflict between salvation and damnation of the characters in the context of the pieces. We explain the issue from two allegorical modes stylistic or rhetorical allegory constructive (so to speak) and allegory interpretive or hermeneutic (way of understanding). Object of study by numerous researchers, the machine takes a critical look that demands a closer look. Establishes a visual language as relevant as verbal discourse. Reveals information. Expresses ideas. Represents the social and cultural changes. Allows interactions between society. It expresses identity and behavior. However, we observed that the clothing is not synonymous with acquittal or conviction, but joins the allegorical character of the works of playwright Portuguese, who always point to two conflicting realities: human and divine, the immanent and transcendent, individual ethics and social ethicseng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30866/Erica%20Fernanda%20Brasil%20Carosia%20Paulino%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLiteraturapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literáriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGil Vicentepor
dc.subjectTraje medieval portuguêspor
dc.subjectFigurino teatralpor
dc.subjectAlegoriapor
dc.subjectIdade Médiapor
dc.subjectPortuguese medieval costumeeng
dc.subjectCostume dramaeng
dc.subjectAllegoryeng
dc.subjectThe Middle Ageseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApor
dc.titleO traje medieval português e sua função alegórica no Auto da Barca do Inferno e no Auto da Alma de Gil Vicentepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Erica Fernanda Brasil Carosia Paulino de Souza.pdf4,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.