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https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14588
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Um estudo sintático-semântico do verbo em português: subsídios para uma gramática portuguesa de texto |
Autor: | Turazza, Jeni Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Silveira, Regina Celia Pagliuchi da |
Resumo: | Esta dissertação analisa Rs/Vs intra e inter-lexias verbais do português, com o objetivo de contribuir para a viabilidade de uma Gramática Portuguesa de Texto, no que se refere ao valor nocional de verbo. Objetivamos, também, rever dificuldades existentes para o ensino/aprendizagem de língua portuguesa, no Brasil, decorrentes do rigor com que nossos gramáticas buscam classificar todas as palavras do nosso idioma em dez classes gramaticais, apesar de critérios oscilantes. Tivemos como ponto de partida pressupostos da linguística textual e estudos da lexia, diferenciando-a do vocábulo e palavra a fim de que pudéssemos melhor entender a produção textual de signos lexicais verbais. Nossas análises tiveram como instrumental um conjunto de hipóteses que foram conferidas em dois momentos: as Rs/Vsinter-lexias, em um corpus literário constituído por uma crônica de Rubem Braga, em que se analisou trinta e um casos; as Rs/Vs inter-lexias, em um corpus extraído de dicionários e gramáticas complementado com o nosso conhecimento de falante-nativo. Tratamos de 96 casos, buscando organizá- los a partir de tipos. Como "resultados obtidos" indicamos: - o valor nocional de verbo decorre das semelhanças de Rs/Vs intra e inter-lexias verbais no eixo associativo e pode ser descrito pelo tecido de relações com valores de: desenvolvimento, actância em dinamismo e aspecto; - o verbo designa o movimento dos seres do universo referencial, constituindo-se, assim, em uma classe de designação de recortes dinâmicos; - os pressupostos são importantes para se descrever as virtualidades quanto à actância, ao dinamismo e o aspecto, possibilitando-nos atribuir ao processo um desenvolvimento; - é possível estabelecer uma tipologia de verbos para o português tendo por critério o recorte da designação. Nosso trabalho nos levou a entender que as dificuldades existentes para o ensino/aprendizagem de classes gramaticais resultam da gramática da palavra e da frase. O presente estudo é uma contribuição para a descrição si-se do verbo, a partir de uma tipologia que deve ser desenvolvida em pesquisas posteriores |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da instituição: | PUC-SP |
Departamento: | Língua Portuguesa |
Programa: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa |
Citação: | Turazza, Jeni Silva. Um estudo sintático-semântico do verbo em português: subsídios para uma gramática portuguesa de texto. 1983. 427 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1983. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14588 |
Data de defesa: | 30-Nov-1983 |
Appears in Collections: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa |
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