Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14523
Tipo do documento: Dissertação
Título: Argumentação e publicidade: o universo feminino e o percurso da sedução
Autor: Abib, Ivani Vecina
Primeiro orientador: Ferreira, Luiz Antonio
Resumo: A presente dissertação situa-se na linha de pesquisa Leitura e Redação. O objetivo deste trabalho é analisar aspectos argumentativos e outros procedimentos retóricas utilizados no discurso publicitário. O corpus, constituido de propagandas de absorventes higiênicos publicados na Revista Grande Hotel, dos anos 50 e nas revistas Nova e Cláudia, editadas nos anos 90, nos permitiu explorar mecanismos persuasivos, alguns dos principais recursos lingOlsticos utilizados na constituição do texto publicitário. Possibilitou-nos, também, a partir de uma incursão no contexto sócio-politico-culturaJ dos anos 50 e dos anos 90, estabelecer em que medida as mudanças que se operaram na vida e no comportamento da mulher, modificaram ou não a linguagem da propaganda e mantiveram ou alteraram a abordagem retórica dirigida a um auditório particular, representado pelo público feminino, limites de nossa análise. Para a consecução dos objetivos propostos, recorremos aos princípios da Retórica, tendo em vista que, ao longo dos séculos, a aceitação da mudança, o respeito à alteridade e a consideração da língua como lugar de confronto de subjetividades marcaram na própria Retórica um meio possível de estudo dos signos no seio da vida social e conseqüente análise das práticas de comunicação e de significação. Modernas e vigorosas, as diversas retóricas - tanto a clássica quanto as "novas" - nos permitiram verificar, pela análise do corpus, a existência tanto do Esquema Aristotélico na produção de anúncios publicitários quanto dos recursos argumentativos codificados pelos estudiosos contemporâneos. Por crermos que a linguagem é instrumento não só de informação, mas básica e principalmente de argumentação, incluímos neste trabalho uma visão histórica da propaganda brasileira das primeiras manifestaçoes até nossos dias e buscamos sua relação direta com a criação e evolução do trabalho publicitário visto, aqui, como objeto retórica. Por outro lado, como o corpus se compõe de textos escritos, publicados em revistas populares, ressaltamos as diferentes mídias e dentre elas, a revista dirigida a um público feminino. Tendo em vista a amplitude do tema, este trabalho abre-se a outras possibilidades, haja vista a dinamicidade da mídía, a criatividade do mundo publicitário e sobretudo a multiplicidade de recursos que a Língua Portuguesa oferece, no sentido de tornar persuasivo os textos de propaganda
Abstract: The dissertation herein is located in the research line of Reading and Composition. The objective of this work is to analyze argumentative aspects and other rhetorical procedures used in the advertising speech. The corpus, constituted of advertisements of sanitary napkins published in the Grande Hotel magazine, in the fifties, and in Nova and Claudia magazines, published in the nineties, allowed us to explore persuasive mechanisms. some of the main linguistic resources used in the constitution of the advertising textoIt also allowed us, starting from an incursion in the partner-political-cultural context of the fifties and of the nineties, to establish the extent the changes, that were operated in the life and in the woman's behavior, either modified or not the language of the advertisement and if they maintained ar altered the rhetorical approach driven to a private audience, represented by the feminine audience. scope of our analysis. For the attainment of the proposed objectives, we fell back upon the rhetoric principie, having the view that, along the centuries, the acceptance of the change, the respect to the alterity and the consideration of the language, as place of confrontation of subjectivities marked in the own rhetoric, a possible way of study of the signs in social life and consequent analysis of the communication practices and of its significance. Modem and vigorous, the several rhetorics - so much the classic as the "new" ones - they allowed us to verify. for the analysis of the corpus, the existence of either the Aristotelian Outline in the production of advertising announcements as of the argumentative resources codified by the contemporary specialists. For we believe that the language is instrument not only of information, but basic and mainly of argument, we included in this work a historical vision of the Brazilian advertisement, from the first manifestations to our days and we saught for its direct relationship with the creation and evolution of the advertising work herein seen, as rhetorical object. On the other hand, as the corpus is composed of written texts, published in popular magazines, we pointed out the different medias and among them, the magazine driven a feminine audience. For the scope of the theme, this work opens up to other possibilities, taking into Bccount the dynamicity of the media, the creativity of the advertising world and, most important of ali, the multiplicity of resources that the Portuguese Language offers, in the sense of turning the advertisement texts persuasive
Palavras-chave: Argumentação
Persuasão (Retórica)
Propaganda - Linguagem
Publicidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Língua Portuguesa
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Abib, Ivani Vecina. Argumentação e publicidade: o universo feminino e o percurso da sedução. 2002. 141 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14523
Data de defesa: 30-Mar-2002
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_150324.pdf3,15 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.