REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
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dc.creatorPires, Luciane dos Passos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4264236J9por
dc.contributor.advisor1Marquesi, Sueli Cristina-
dc.date.accessioned2016-04-28T19:34:22Z-
dc.date.available2008-05-14-
dc.date.issued2004-11-30-
dc.identifier.citationPires, Luciane dos Passos. Estratégias de interação no texto escrito: perspectivas para o ensino da leitura. 2004. 137 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14498-
dc.description.resumoNeste trabalho, situado na linha de pesquisa Leitura e Redação, propusemo-nos a estudar a interação entre texto e leitor e partimos do pressuposto de que há, na produção textual, algumas marcas lingüísticas que propiciam essa interação. O fato de atuarmos como professora no ensino fundamental e médio justificou a necessidade pesquisa. Por meio dela, pretendemos desta aprofundar nossos conhecimentos sobre o tema e, conseqüentemente, melhorar nossa prática pedagógica nas aulas de leitura. O corpus selecionado constituiu um conjunto de textos dissertativo-argumentativos extraídos do jornal Folha de S. Paulo. Fizemos essa opção baseadas no fato de que, na Escola, parece haver uma tendência de se privilegiar, nas aulas de leitura e redação, o estudo dessa tipologia. Para o desenvolvimento de nossa investigação, elaboramos - à luz de teóricos da Lingüística Textual e da Teoria do Processamento do Discurso - a seguinte pergunta de pesquisa: quais os recursos lingüístico-textuais empregados na formalização de textos dissertativo-argumentativos que propiciam a interação entre texto e leitor? Com base nessa questão, tivemos como objetivo específico verificar quais são esses recursos. Os resultados obtidos evidenciaram que a intertextualidade, a polifonia, os implícitos, os modalizadores e os operadores argumentativos são estratégias interacionais freqüentemente utilizadas pelo produtor com intuito de propiciar urna melhor compreensão do texto por parte do leitorpor
dc.description.abstractIn this work, placed in the field of reading and writing, we proposed at studying interaction between text and reader. We assume that there are some linguistics marks on the textual production that promote interaction. Being a teacher in the Ensino Fundamental and Médio justified the need of the work. It is through this research that we intend to improve our knowledge on the theme and, consequently, improve our pedagogic practice in reading classes. The corpus selected consisted of a number of dissertative-argumentative texts from Folha de S. Paulo newspaper. We decided for these texts based on the fact tb.at in the school there seems to be a tendency of giving preference for the study of this textual typology in reading and writing classes. To development of our investigation we elaborated, in the light of Textual Linguistic and Discourse Processing Theory, the following question: what textual linguistic resources used in the formalization of dissertative argumentative texts promote the interaction between text and reader? Based on this question, our , specific objective is to verify what these resources are. The results showed that intertextuality, polyphony, implicit features, modalizing terms and argumentative operators, are interactional strategies frequently used by the productor, willing to give the reader a better understanding of the texteng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29945/Luciane%20dos%20Passos%20Pires.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLíngua Portuguesapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCompreensao na leiturapor
dc.subjectLinguagem e interacaopor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleEstratégias de interação no texto escrito: perspectivas para o ensino da leiturapor
dc.typeDissertaçãopor
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