???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14403
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégias de textualização e procedimentos de leitura
Autor: Pereira, Francis Nunes
Primeiro orientador: Siqueira, João Hilton Sayeg de
Resumo: Nesta Dissertação, refletimos sobre procedimentos de leitura a partir do estudo das estratégias utilizadas na organização e na expansão textuais, por meio dos postulados apresentados pelas teorias sobre conhecimento de mundo, conhecimento partilhado e modelos cognitivos globais, como ponto de partida para orientação de novos leitores, tendo por base reflexões de análises realizadas por estudiosos da área. Como problema principal, questionamos como as estratégias textuais suscitam nos leitores a construção de percursos de leitura pela aplicação dos modelos cognitivos globais. Objetivamos, com isso, evidenciar a importância da aplicação dos modelos como recurso para a construção de percurso de leitura, a fim de que seja possível o incentivo da pesquisa que vise propostas em busca de melhorias no ensino dessa atividade. Existem, nos textos, marcas lingüísticas ativadoras de conhecimentos partilhados, que participam intrinsecamente do percurso construído para a leitura, que, nonnalniente, não são ressaltados pelos responsáveis pela orientação do ato de ler, ficando a leitura restrita a uma limitação parafrástica, sem a possibilidade de uma abertura polissêmica. Levantamos, também, as condições de leitura, que é, para nós, o quadro em que se encontra o ensino, alguns professores e essencialmente alunos que participam de torturosas aulas de língua materna, principalmente no que diz respeito à compreensão, interpretação, produção de texto. Por fim, realizamos a exposição de nossos procedimentos de leitura frente à amostra escolhida para este estudo.
Palavras-chave: Texto e discurso
Textualizacao
Leitura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Língua Portuguesa
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Pereira, Francis Nunes. Estratégias de textualização e procedimentos de leitura. 2002. 120 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14403
Data de defesa: 30-Mar-2002
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francis Nunes Pereira.pdf10,13 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.