???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14386
Tipo do documento: Tese
Título: Retórica do consumo: o discurso em ação persuasiva
Autor: Pinheiro, Noslen Nascimento 
Primeiro orientador: Siqueira, João Hilton Sayeg de
Resumo: Diante das inúmeras possibilidades de estudo que o discurso publicitário proporciona, propomos, neste trabalho, uma análise retórica dos títulos de anúncios veiculados em revistas impressas de 1808 a 2015, no Brasil. Em alguns casos, a análise se estende aos textos adicionais para elucidar as intenções argumentativas do orador. Nossa proposta baseia-se essencialmente em uma fundamentação teórica sobre a retórica, exposta no capítulo 1, as quais são baseadas nas teorias de Aristóteles (1985), apresentadas a partir das concepções da Nova Retórica de estudiosos como Chaïm Perelman & Lucie Olbrechts-Tyteca (2005) e Olivier Reboul (2004), dentre outros. O capítulo 2 trata da estrutura do texto publicitário, desde a concepção do anúncio até a escolha lexical. Para elucidar a configuração do texto, baseamo-nos principalmente nas proposições de João Anzanello Carrascoza (1999/2004) e Jorge S. Martins (1997), dentre outros. No capítulo 3, os anúncios são exibidos, transcritos e analisados a partir dos preceitos da retórica moderna. Na análise, são delineados traços ideológicos, culturais e/ou sociais presentes na macroestrutura textual dos títulos. São considerados também o contexto e os lugares retóricos, a partir dos quais o material linguístico revela as intenções do orador. Por fim, são identificadas as figuras de retórica aplicadas para fins argumentativos
Abstract: In the face of several possibilities of studying that the advertising discourse provides, we propose, in this study, a rhetorical analysis of the titles in advertisements published in magazines, in Brazil, from 1808 to 2015. In some cases, the analyses will be extended to the additional texts in order to shed light on certain argumentative intentions of the orator. Our proposal is mainly based in Rhetoric theoretical fundaments, presented in Chapter 1, and sustained in Aristotle s Rhetoric (1985), which is presented and extended by Chaïm Perelman & Lucie Olbrechts-Tyteca (2005) as the New Rethoric and Olivier Reboul (2004), among other important argumentation theorists. The Chapter 2 describes the text advertisements structure, since the conception of the advertisement until the lexical choice for the text. In order to put forward the text configuration, we based our research mainly in João Anzanello Carrascoza (1999/2004) and Jorge S. Martins (1997) studies, among others. In Chapter 3, the advertisements are displayed, transcribed and analyzed based on the on the precepts of the New Rhetoric. When analysing the corpus, we outline ideological, cultural and social issues presente in the sentence macrostructure. We also consider the rhetorical context and e the rhetorical places, from which the linguistic materials revels ways the orator achieves the acceptance or adherence. We also identified the figures of rhetorical speech applied for argumentative purposes
Palavras-chave: Discurso
Argumentação
Retórica
Figuras de retórica
Texto publicitário
Speech
Argumentation
Rhetoric
Rhetorical figures
Advertising text
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Língua Portuguesa
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Pinheiro, Noslen Nascimento. Retórica do consumo: o discurso em ação persuasiva. 2016. 438 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14386
Data de defesa: 16-Mar-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Noslen Nascimento Pinheiro.pdf19,71 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.