REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVeronese, Isabele-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4352598J2por
dc.contributor.advisor1Marquesi, Sueli Cristina-
dc.date.accessioned2016-04-28T19:33:54Z-
dc.date.available2015-02-11-
dc.date.issued2015-02-05-
dc.identifier.citationVeronese, Isabele. Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14326-
dc.description.resumoConsiderando-se que é comum a atribuição das dificuldades dos alunos em resolver problemas à inabilidade de leitura; que estudos apontam para as relações entre ler e resolver problemas, e que a formação do leitor de problemas requer estratégias específicas de abordagem desses textos na sala de aula, temos por objetivo, nesta pesquisa, analisar o plano de texto e as sequências textuais dos problemas de matemática, a fim de verificar as marcas textuais preponderantes nesses textos que podem contribuir para a elaboração de estratégias de leitura adequadas a esses textos. Para tanto, tomando por base os estudos de Adam (2004, 2011), Marquesi (2004) e Travaglia (1991, 2007) acerca de plano de texto, sequências textuais e tipologias textuais, analisamos dez problemas de matemática propostos para alunos de 5o ano do ensino fundamental, em cinco livros didáticos de grande circulação nacional, quais sejam:1) A conquista da Matemática, da editora FTD; 2) Matemática Pode contar comigo, da editora FTD; 3) Saber Matemática, da editora FTD; 4) Projeto Buriti Matemática, da editora Moderna; 5) Asas para voar Matemática, da editora Ática. A partir dessas análises, discutimos as marcas textuais regulares e destacamos o plano de texto e as sequências textuais presentes nos textos dos problemas de matemáticapor
dc.description.abstractConsidering that is common toal location of students' difficulties in solving problems to the inability to read; there are studies that point to the relationship between reading and solve problems, and the formation of problems player requires specific strategies to approach these texts in the classroom, we aim in this research was to analyze the text plan and textual sequences of math problems to verify the predominant text marks in these texts that can contribute tothe development of reading strategies appropriate to these texts.Therefore, based on Adam's studies (2004, 2011), Marquesi (2004 ) and Travaglia (1991, 2007) on text plan, textual sequences and text types, we analyzed tenmath problems proposed for students from 5th grade of elementary school in Five text books of great national movement, namely: 1) A conquista da Matemática, da editora FTD; 2) Matemática Pode contar comigo, da editora FTD; 3) Saber Matemática, da editora FTD; 4) Projeto Buriti Matemática, da editora Moderna; 5) Asas para voar Matemática, da editora Ática. Based on these analyzes, we discuss the regular text marks and high light text plan and textual sequences present in the texts of math problemseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29653/Isabele%20Veronese.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLíngua Portuguesapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlano de textopor
dc.subjectSequências textuaispor
dc.subjectProblemas matemáticospor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectText planeeng
dc.subjectTextual sequenceseng
dc.subjectMathematical problemseng
dc.subjectReadingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titlePlano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabele Veronese.pdf47,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.