REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14203
Tipo: Dissertação
Título: As re(l)ações linguísticas na formação de professores de língua portuguesa em São Paulo
Título(s) alternativo(s): The linguistic relations in the portuguese teacher training in São Paulo
Autor(es): Bueno, Cláudia Lúcia Ferigato
Primeiro Orientador: Silveira, Regina Celia Pagliuchi da
Resumo: Esta pesquisa está inserida na área de ensino e aprendizagem da gramática da Língua Portuguesa. Serão abordadas questões que envolvem o ensino e a aprendizagem, a operacionalização de conceitos teóricos relativos à gramática de uma língua em contexto de sala de aula, bem como a implementação de uma metodologia de ensino que minimize a crença de que a gramática é muito difícil, mesmo para falantes nativos daquela língua e proficientes na leitura e na escrita, por exemplo, são preocupações recorrentes para professores atuantes e em formação em cursos de Letras. Nosso objetivo, portanto, é o de, em um primeiro momento, resgatar, sob um enfoque historiográfico lingüístico, o percurso do ensino de língua materna no país e aliar a ele, em um segundo momento, uma análise, sob o enfoque da lingüística textual, da atual concepção de gramática e ensino dos estudantes/professorandos dos cursos de Letras de São Paulo e das escolas de ensino fundamental e médio, a fim de possamos contribuir para a elaboração de uma teoria aplicada no campo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa nos ensino fundamental e médio. Apresentaremos o problema a ser estudado; as hipóteses que orientaram a pesquisa; o método empregado na obtenção de dados para o estudo e os fatores que delimitaram o âmbito desta investigação. Para o levantamento dos dados de que necessitávamos, escolhemos três universidades de São Paulo, nas quais aplicamos questionários a 82 (oitenta e dois) alunos do último ano do curso de Letras e a 04 (quatro) professores universitários. Foram informantes, também, 30 (trinta) professores do ensino fundamental e médio e 35 (trinta e cinco) de seus alunos
Abstract: This research belongs to the field of education/learning from Portuguese Language grammar. They will be approached questions that involve education/learning, for creation of theoretical concepts related to the grammar of a language in context of classroom, as well as the implementation of an educational methodology that minimizes the belief of that the grammar is very difficult, even for talkative natives of that language and proficient in reading and writing, for example, healthy worries recurrences for actual and future teachers. Our objective, therefore, is that, in a first moment, rescue, under an historical linguistics approach, the education journey of mother tongue in the country and ally to it, in a second moment, an analysis, under the approach from textual linguistics, from the present conception of grammar and teaching of students/teachers of Learning courses of São Paulo and high and fundamental schools, in order to contribute for the education/learning from the Portuguese language in High school and Fundamental educations. We will present the problem to be studied; the hypotheses that oriented research; the methods to collect data for the study and the factors that delimited the scope of this inquiry. For the hoist of the facts, we choose three universities in São Paulo, and apply questionnaires to 82 (eighty two) students of the last year of the Learning courses, 04 (four) university teachers and 30 teachers (thirty) of High school and Fundamental Educations and 35 (thirty five) of their students
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de língua materna
gramática
Teacher Training
Portuguese Language
Teaching Practice
Grammar.
Professores de línguas - Formação profissional
Língua portuguesa
Prática de ensino
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Língua Portuguesa
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Bueno, Cláudia Lúcia Ferigato. As re(l)ações linguísticas na formação de professores de língua portuguesa em São Paulo. 2005. 270 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14203
Data do documento: 7-Out-2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO CLAUDIA LUCIA FERIGATO BUENO.pdf
  Restricted Access
1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.