???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13950
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino da leitura em inglês : uma proposta a partir do desenvolvimento de estratégias de leitura e da percepção da organização textual
Autor: Figueiredo, Célia Assunção 
Primeiro orientador: Celani, Maria Antonieta Alba
Resumo: O objetivo desta dissertação é propor uma alternativa ao ensino da leitura em inglês como língua estrangeira. Parte-se do pressuposto que, mesmo não tendo sólidos conhecimentos de lingua, o aluno pode se tornar um leitor mais proficiente, se desenvolver estratégias eficientes de leitura e usar a organização textual como elemento facilitador em sua leitura. Para alcançar esse objetivo, a leitura é considerada como um processo psicolinguístico segundo, principalmente, as idéias de Frank Smith e Kenneth S. Goodman que enfatizam a participação do leitor como um elemento realmente ativo na leitura (Capitulo 1). As características gerais e as necessidades especificas de um grupo de alunos foram analisadas e os dados obtidos foram utilizados na elaboração de um curso leitura - que é o experimento dessa pesquisa - ministrado de a partir da concepção da aprendizagem sob o ponto de vista cognitivo (Capitulo 3). Outro fator que contribuiu para a elaboração do material didático utilizado foi a análise de elementos da estrutura organizacional de textos técnico-científicos segundo, principalmente, os modelos propostos por Michael Ibey e Anthony F. Deyes (Capitulo 2). Os resultados, obtidos com a aplicação do curso, foram analisados e discutidos a partir de diferentes tipos de avaliação (Capitulo 4). A reação geral dos alunos ao longo do curso bem como os resultados positivos por eles apresentados indicam que o curso de leitura em questão é uma alternativa exequível e eficiente, mesmo apresentando pontos que precisam ser melhorados vários de seus aspectos podem ser aplicados a outras situações de ensino já que o embasamento teórico-prático que o orientou pode ajudar outros professores a tornarem decisões mais adequadas à sua situação particular de ensino
Abstract: The aim of this dissertation is to propose an alternative approach to the teaching of reading in English as a foreign language. It is assurned that, although the student does not have a good knowledge of the English language, he can become a more proficient reader if he develops efficient read ing strategies and if he uses textual organization as a facil itating element in bis reading. To achieve this aim, reading is regarded as a psycholinguistic process mainly according to the ideas developed by Frank Smi th and Kenneth S. Goodman, who emphasize the reader's participation as a real and active element in the act of reading (Chapter 1). The general characteristics and specific needs of a group of students were analysed, and the data obtained were used in the elaboration of reading course materials (the experiment dealt with in this research) reflecting a cognitive point of view of language learning (Chapter 3). Another factor that contributed to the materials writing was an analysis of textual organization elements present in technicalscientific texts, mainly according to the models proposed by Michael Hoey and Anthony F. Deyes (Chapter 2). The results obtained were analysed and discussed taking into different evaluation techniques (Chapter 4). account. The students' general reaction during the course as well as its positive results suggest that such a reading oourse is feasible and efficient even though some aspects still leave roem for improvement; several of the insights obtained can be viii appIied to other teaching situations since the theoretical and practical principles which guided it can help other teach ers arrive at decisions more relevant to their own teaching situation
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Figueiredo, Célia Assunção. O ensino da leitura em inglês : uma proposta a partir do desenvolvimento de estratégias de leitura e da percepção da organização textual. 1984. 319 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1984.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13950
Data de defesa: 30-Nov-1984
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Celia Assuncao Figueiredo.pdf5,84 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.