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dc.creatorSilvério, Ana Paula Maiochi-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4262518H6por
dc.contributor.advisor1Casas, Alexandre Luzzi Las-
dc.date.accessioned2016-04-25T16:45:28Z-
dc.date.available2010-08-11-
dc.date.issued2010-05-25-
dc.identifier.citationSilvério, Ana Paula Maiochi. The relevance of strategic image management associated to tourism marketing for acquiring destinations: a study of the city of São Paulo/SP. 2010. 131 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/1394-
dc.description.resumoEsta dissertação objetivou primordialmente, analisar a relevância da associação do marketing turístico à administração estratégica de imagem para aquisição de destinos e ainda, explorar a imagem turística da cidade de São Paulo, visando fornecer um meio de verificação do fenômeno estudado e conferir maior legitimidade ao trabalho. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica acerca do marketing turístico e da imagem de destinos e apresentamos um estudo de caso sobre a imagem da cidade de São Paulo baseado no trabalho desenvolvido pela São Paulo Turismo, empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo/SP. Como principais resultados temos que a progressiva ascendência do turismo no mercado global implica um quadro de concorrência entre as localidades interessadas em desenvolvê-lo fazendo com que uma gestão mercadológica eficiente da atividade passe a ser uma prerrogativa ante a competitividade do mercado e ainda, que a imagem do destino torne-se cada vez mais relevante, ante o reconhecimento desta como um dos aspectos mais importantes no processo de escolha de uma destinação, bem como na satisfação e possível repetição dela. O tema vem impondo-se internacionalmente como importante área de pesquisa e as investigações existentes apontam que fatores externos e internos, são extremamente importantes e influenciam a percepção da imagem de um destino turístico e que, neste sentido a administração estratégica de imagens torna-se fundamental no processo de marketing turístico. O estudo de caso evidenciou o interesse por parte da empresa de turismo da cidade de São Paulo em expandir a imagem do município posicionando-a para o lazer e entretenimento, visto que o mesmo encontra-se fundamentalmente ligado a uma imagem de negócios e trabalho que impede o pleno desenvolvimento do turismo na cidadepor
dc.description.abstractThis dissertation had the primary objective of analyzing the relevance of associating tourism marketing to strategic image management in acquiring destinations and furthermore explores the tourism image of the city of São Paulo, aiming at providing a verification method for the phenomenon studied and lending more credibility to the work. To that end, we performed a bibliographical review on tourism marketing and the image of destinations and presented a case study about the image of São Paulo based on the work developed by São Paulo Turismo, a tourism and events company in São Paulo/SP. The principal results show that a progressive increase in tourism in the global market implies a competitive situation among locations interested in developing tourism, so that the efficient marketing management of the activities becomes a prerogative given market competitiveness; the results also show that the destination's image is ever more relevant given its recognition as one of the most important aspects in the process of selecting a destination, as well as in satisfaction and possible repeat visits. The theme has become prevalent internationally as an important research subject and existing investigations show that external and internal factors are extremely important and influence a tourism destination's image perception; therefore the strategic management of the destination's image is essential in the tourism marketing process. The case study evidenced the interest on the part of the tourism company in the city of São Paulo in expanding the city's image to encompass leisure and entertainment, given that the image is currently essentially focused on business and work, which hinders the full development of tourism in the cityeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-25T16:45:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Paula Maiochi Silverio.pdf: 1989511 bytes, checksum: 10a5be105d7200e7fe6d3950dfe4a9dd (MD5) Previous issue date: 2010-05-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2440/Ana%20Paula%20Maiochi%20Silverio.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectImagem de destinopor
dc.subjectMarketing turísticopor
dc.subjectImagem turística de São Paulopor
dc.subjectSao Paulo Turismopor
dc.subjectSPTurispor
dc.subjectDestination imageeng
dc.subjectTourism marketingeng
dc.subjectSão Paulo Tourismeng
dc.subjectTourism image of the city São Pauloeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleA relevância da administração estratégica de imagem associada ao marketing turístico para a aquisição de destinos: um estudo da cidade de São Paulo/SPpor
dc.title.alternativeThe relevance of strategic image management associated to tourism marketing for acquiring destinations: a study of the city of São Paulo/SPeng
dc.typeDissertaçãopor
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