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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13948
Tipo do documento: Dissertação
Título: Encontros de formação: repensar e reconstruir
Autor: Alves, Maria Cristina Carapeto Lavrador
Primeiro orientador: Liberali, Fernanda Coelho
Resumo: O objetivo dessa pesquisa realizada em uma escola particular, na zona norte de São Paulo, é analisar a constituição das regras e da divisão do trabalho através do discurso realizado em encontros de formação de professores. O estudo foi realizado dentro de uma perspectiva histórico-cultural e está relacionado com os princípios crítico reflexivos e a Teoria da Atividade. Abordarei a constituição do discurso dos encontros de formação sob a luz do dinamismo da Teoria da Atividade (Leontiev, 197712003; Engestrõm, 1987, 1999, 2002, 2003), considerando-o como um sistema de atividade coletivo, no qual os sujeitos atribuem sentidos e assumem diferentes posições em suas práticas e ações, através do uso de instrumentos de mediação semiótica, com ênfase na linguagem. Sobre os princípios crítico-reflexivos, o estudo está embasado nos estudos de Paulo Freire (1970/1987), Smyth (1992), Schõn (1987/2000), Alarcão (1996, 2001), entre outros, que defendem a reflexão crítica sobre suas ações como molas propulsoras de transformação do contexto em que atuam. Este estudo é uma pesquisa colaborativa crítica (Magalhães, 1998/2002; Liberali, 1999/2002) pois trata-se de um processo investigativo que objetiva a observação, intervenção, análise e transformações nas práticas pedagógicas das participantes. Foram utilizados para a análise dos dados o estudo do plano geral do texto e os tipos de seqüências prototípicas, conforme proposto por Bronckart. A discussão dos resultados demonstra que a reflexão crítica, desencadeada por um processo argumentativo, pode ser instrumento de reconstituição das práticas de sala de aula e de construção do conhecimento entre as participantes de encontrosde formação
Abstract: The objective of this research conducted in a private schoollocated in the north area of the state of São Paulo is to understand in what way the discourse constitution among participants of a teacher education for promoved contexts for the critical reflection and collaborative construction of knowledge by means of argumentation. The study was carried out within a social-historical perspective and is related to the reflective principles and the Activity Theory. I will address the discourse construction of a teacher education under the light of the dynamism of the Activity Theory (Leontiev, 1977/2003; Engestrom, 1987, 1999, 2002, 2003) considering it as a collective activity system to which the individuaIs assign meanings and take over different positions regarding their practices and actions. This will be accomplished by making use of semiotics mediation instrument, focusing on language. Regarding the reflective principle the study is based on the studies of Paulo Freire (1970/1987), Smyth (1992), Schon (198712000), Alarcão (1996, 2001), among others, who defend that critical reflection about your own actions like a works as force of context transformation in the context they act. This study is a collaborating critical research (Magalhães, 199812002; Liberali, 1999/2002) about an investigative process that aims at observing, analysing and transforming the pedagogic practices of the participants. The study of the general plan of the text as well as the types of prototypic sequences as proposed by Bronckart was used for data analysis purposes. Analysis and interpretation demonstrate that critical reflection, started by an argumentative process, can be a reconstitution instrument of pedagogic practices and knowledge construction among the participants of a teacher education
Palavras-chave: Professores -- Formacao profissional
Processo reflexivo
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Alves, Maria Cristina Carapeto Lavrador. Encontros de formação: repensar e reconstruir. 2004. 134 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13948
Data de defesa: 30-Nov-2004
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