???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13932
Tipo do documento: Dissertação
Título: O inglês no mercado de trabalho do secretário executivo bilíngüe: uma análise de necessidades
Autor: Pinto, Márcia Mathias 
Primeiro orientador: Ramos, Rosinda de Castro Guerra
Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida na área de inglês instrumental, para identificar as necessidades dos dois pólos que compreendem a elaboração de um programa de curso dentro da abordagem instrumental de ensino de línguas: os alunos aos quais o curso se destina e o uso que esses futuros profissionais farão da língua inglesa no mercado de trabalho. Para levantar os dados desejados, usei como instrumentos de coleta: um questionário, entrevistas semi-estruturadas baseadas em anúncios de empregos de jornais e uma lista de tarefas. Apliquei o questionário a 79 alunos de um curso de graduação de Secretário Executivo Bilíngüe de uma universidade particular da cidade de São Paulo. Os dados advindos da análise das respostas desse instrumento possibilitaram os seguintes resultados: o levantamento das necessidades objetivas de aprendizagem desses alunos, as quais dizem respeito às suas características sócio-econômico-culturais; o levantamento das suas necessidades subjetivas de aprendizagem, as quais compreendem seus desejos, suas preferências pedagógicas e a sua atuação no mercado de trabalho; e, permitiu, finalmente, identificar o seu contexto de aprendizagem através dos dados sobre quando e aonde o curso é dado. Para identificar as necessidades de uso da língua inglesa no mercado de trabalho do profissional, realizei 24 entrevistas semi-estruturadas com setores de Recursos Humanos de empresas, Agências de seleção e colocação de profissionais, Secretárias Executivas Bilíngües e Secretárias Bilíngües em exercício e Alunas de 3º e 4º anos atuando no mercadode trabalho. Através desse instrumento de coleta, pude levantar as tarefas previstas e executadas na situação-alvo do SEB, possibilitando, dessa forma, estabelecer os objetivos claros e definidos de um curso de SEB para ser planejado dentro da abordagem de ensino aqui em questão. Os dados também possibilitaram traçar o perfil do profissional SEB e identificar as exigências da língua inglesa nos processos de seleção desses profissionais. Como base teórica para a análise dos dados, usei os estudos sobre abordagem instrumental de ensino de línguas de Hutchinson&Waters (1987) e complementei-os com estudos de vários outros autores, dentre eles Richterich (1977), Brindley (1989), Dudley- Evans& St John (1998) e Celani (1981, 2001)
Abstract: This study showsthe results of research in the area of English for Specific Purposes, developed to identify the needs of the two poles which constitute the basis for a course design elaborated within the ESP approach: the leamers the course is aimed at and the use they will make of the English language in their target situation. In order to obtain the data I needed, I used three different instruments: a questionnaire, 24 semi-structured interviews based on some job ads from 2 newspapers and a task list. The questionnaire was administered to 79 students of an undergraduate Bilingual Executive Secretary course given at a private university located in the city of São Paulo, Brazil. The data resulting from this procedure enabled me to identify: a) the students' objective learning needs according to their social, economical and cultural characteristics; b) the students' subjective leaming needs which correspond to their wants, their pedagogical preferences and their work in the job market, and c) the students' leaming context, comprised of the data on when and wherethe course is given. In order to identify the needs which correspond to the use these students will make of the English language in their target situation, 24 semi-structured interviews were conducted with Corporate Human Resources and Job Agencies representatives, Bilingual Executive Secretaries, Bilingual Secretaries and third- and fourth-year students of the undergraduate Bilingual Executive Secretary course who are algo engaged in the job market. Through this procedure, I could identify both the tasks in English that the job market expects these professionals to do and the tasks that they really do in their daily, routine. These findings were particularly important to establish well-defined and clear objectives for the design of a Bilingual Executive Secretary Course to be carried out in the light of the English for Specific Purposes approach. In addition to that, the analysis of the data enabled me to arnve at the current profile of a Bilingual Executive SecretaIy and algO provided some hints on the English language level demanded of these professionals by the job market. The methodological framework used for the analysis of the data was based on Hutchinson& Waters' ideas (1987) and was complementedwith studies made byauthors such as Richterich (1977), Celani (1981,2001), Brindley (1989) and Dudley-Evans & St John (1998), among others
Palavras-chave: Lingua inglesa -- Estudo e ensino -- Falantes estrangeiros
Ingles instrumental
Linguistica Aplicada e Estudos da Linguagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Pinto, Márcia Mathias. O inglês no mercado de trabalho do secretário executivo bilíngüe: uma análise de necessidades. 2002. 153 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13932
Data de defesa: 2-May-2002
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcia Mathias Pinto.pdf6,36 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.