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Tipo do documento: Dissertação
Título: O marketing verde no varejo de alimentos no Brasil e na Alemanha: um estudo de caso comparativo entre os supermercados Pão de Açúcar e Rewe
Autor: Figueiredo, Gabriela Negrão de 
Primeiro orientador: Rodriguez, Maria Clotilde Perez
Resumo: A exploração indiscriminada de recursos naturais deixou de ser a solução para o avanço tecnológico, e tornou-se um problema de ordem prática. O capital natural (recursos obtidos na natureza e usados para produção de bens de consumo) é esgotável e o uso indiscrimado do mesmo não pode continuar acontecendo. A inovação torna possível a busca por recursos alternativos e renováveis que se revelam à longo prazo menos custosos e ainda proporcionam a empresa uma imagem limpa e ambientalmente correta. Para isso, as organizações estão enxergando cada vez mais a necessidade de uma gestão que preze o alinhamento das dimensões econômica, social e ambiental, a chamada sustentabilidade, e que a mesma seja colocada no centro da estratégia corporativa, atingindo todos os níveis da empresa. Para auxiliar no cumprimento de tais objetivos, o marketing verde é utilizado como ferramenta. Uma estratégia ambiental eficaz que gera vantagem competitiva deve apresentar o sucesso da redução de danos ao meio ambiente com ações ecológicas em todo âmbito da organização até chegar ao consumidor. Em uma posição intermediária na cadeia de venda de produtos ao consumidor final, o varejo, pode exercer um papel de modificador na cadeia de valor. O setor supermercadista do varejo vem se destacando, criando alternativas para diminuir o impacto que causa ao meio ambiente, o que motiva a realização desta pesquisa. Portanto, o presente estudo apresenta o objetivo de avaliar a prática do marketing ambiental, por meio de lojas verdes, de duas organizações do varejo supermercadista que nasceram em realidades distintas, com grande diferença cultural, político-legal, econômica, social e ambiental. Para alcançar o objetivo proposto, decidiu-se pelo método de estudo comparativo de dois casos que analisa e compara as lojas verdes dos supermercados, Pão de Açúcar do Brasil, e Rewe da Alemanha. O estudo permitiu concluir que as ações de marketing verde, por meio de ambas eco stores analisadas na presente pesquisa, são ações inovadoras, porém necessitam ser contínuas e não apenas ações isoladas, para que se destaque como uma empresa de varejo realmente sustentável
Abstract: The indiscriminate exploration of natural resources is no longer the solution to technological advances, and became a practical problem. The indiscriminate use of the natural capital (resources achieved in nature and used for production of consumer goods) can not continue to happen. The innovation creates the possibility of the search for alternative and renewable resources that can be cheaper and provide a good image, environmentally correct, for the company. For this reason, the organizations are seeing the need for a management that defends the same importance for the economic, social and environmental dimensions. The sustainability needs to be in the center of the corporate strategy, reaching all levels of the company. Green marketing is used as a tool to achieve those goals. An effective environmental strategy that gives competitive advantage must present the successful reduction of damage to the environmental, with ecological actions all over the organization to research the consumer. In an intermediate position in the chain of sale of goods to final consumers, the retail can be a modifier in the value chain. The sector of supermarket has been creating alternatives to reduce the impact they cause to the environment. So, this research asses the practice of green marketing, trough eco stores, of two retails that were born in different realities with cultural, political-legal, economic, social and environmental differences. To reach this propose it was decided to use the method of comparative study of two cases that analyses and compares the eco stores Pão de Açucar from Brasil and Rewe from Germany. The study concluded that the actions of green marketing, through both eco stores examined in this research, are innovative, but they need to be continuous and not only isolated actions to stand out as a sustainable retail
Palavras-chave: Marketing verde
Varejo
Varejo supermercadista
Loja verde
Sustentabilidade
Green marketing
Retail
Eco store
Sustainability
Marketing ecologico -- Estudo de casos
Grupo Pao de Acucar
Rewe Group
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Figueiredo, Gabriela Negrão de. O marketing verde no varejo de alimentos no Brasil e na Alemanha: um estudo de caso comparativo entre os supermercados Pão de Açúcar e Rewe. 2010. 96 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1391
Data de defesa: 28-May-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

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