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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13901
Tipo do documento: Dissertação
Título: Currículo de língua inglesa na licenciatura: a construção do professor cidadão
Autor: Fernandes, Jacinta de Souza
Primeiro orientador: Liberali, Fernanda Coelho
Resumo: Este estudo tem como objetivo contribuir para uma visão mais crítica e ética no desenvolvimento do currículo do ensino de Língua Inglesa no curso de licenciatura em Letras (Línguas Portuguesa e Inglesa), promovendo, então, a qualificação de professores de inglês que sejam, também, criticamente engajados na prática efetiva da educação para a cidadania. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa de base crítica, em dois momentos. O primeiro momento, através de pesquisa documental, investiga em que medida o currículo do curso de licenciatura citado - mais especificamente o projeto pedagógico, incluindo os conteúdos programáticos das ementas e da bibliografia básica da disciplina Língua Inglesa- contribui para o desenvolvimento de educadores que irão ser capazes de se verem como pensadores críticos envolvidos com questões de cidadania. No segundo momento, o estudo busca averiguar quais as situações de ação de linguagem que 12 professores de inglês experientes, de diferentes contextos educacionais, acham que professores de inglês podem vivenciar na vida profissional e social e como essas práticas podem contribuir para a educação numa visão cidadã e, assim, fomentar uma revisão curricular no curso de Licenciatura em Letras. Esse segundo momento foi desenvolvido através de pesquisa de campo, com o emprego de questionários e entrevistas. A fundamentação teórica do estudo está centrada em três tópicos principais, que são: (1) a discussão de currículo baseada em Giroux (1986, 1988/1997, 1992/1999), Giroux & McLaren (1994/2002), Giroux & Simon (1994/2002), Engestrom (1996/2002), Freire (1996/2002) e Giroux & Giroux (2000/2003); (2) as discussões de cidadania e pensamento crítico baseadas nos estudos de Clough & Holden (2002) e Brookfield & Preskill (1999), respectivamente; (3) a discussão de concepção de linguagem dialógica baseada em Bakhtin (1929/2000,1929/2002). Os resultados da pesquisa documental mostram que o projeto pedagógico do currículo do curso de Licenciatura em Letras analisado busca a formação de professores com conhecimento, habilidades e competências para educar para a cidadania. Entretanto, os conteúdos programáticos das ementas e da bibliografia básica parecem não'constituírem meios suficientes para alcançar os objetivos propostos para o Curso. A pesquisa de campo, com embasamento teórico e análise das situações de ação de linguagem sugeridas pelos 12 participantes, traz contribuições para professores, coordenadores, instituições educacionais na avaliação e futuro desenvolvimento de políticas e práticas relacionadas ao currículo de Língua Inglesa na licenciatura. Um currículo cidadão que tenha como proposta a formação de professores de inglês capazes de fazer a diferença nos contextos educacionais e em situações de suas vidas, através da cidadania ativa e responsiva
Abstract: This study aims at contributing to a more critical and ethical view of the English Teaching curriculum development for undergraduate programs of Languages and Literatures (for courses whose majors are the portuguese and English languages), thus promoting the education of qualified English teachers that are also critically engaged in the effective practice of education for citizenship. To achieve this aim, a critical research design was employed in two phases. The first phase consisted of investigating, through documental research, the extension by which thecurriculum of the cited undergraduate program - more specifically the English teaching course, including textbook content, course syllabus and bibliography - contributes to the development of educators who will be capable of viewing themselves as critical thinkers concerned with issues of citizenship. In the second phase, the study seeks to determine which discursive practices 12 experienced English teachers, from different educational contexts, think that English teachers may go through in their professional and social lives, and how this practice may contribute to education for citizenship, thus perhaps fostering a curriculum review of the undergraduate program of Languages and Literature. This second phase was carried out through field research, with the employment of questionnaires and interviews. The literature review is threefold: it draws on (1) curricula discussion made by Giroux (1986, 1988/1997, 1992/1999), Giroux & McLaren (1994/2002), Giroux & Simon (1994/2002), Engestrom (1996/2002), Freire (1996/2002) and Giroux & Giroux (2000/2003); (2) discussion on citizenship and critica I thinking found in the studies of Clough & Holden (2002) and Brookfield & Preskill (1999), respectively; (3) discussion on the dialogic principie of language as per Bakhtin (1929/2000, 1929/2002). The outcomes of the documental research show that the analyzed curriculum of the Languages and Literature Undergraduate Program proposes and is concerned with graduating teachers with knowledge, skills and competence to teach for citizenship. However, the English teaching course and the content of the textbooks spem not to comprise the necessary means for reaching the established purposes for this Course. Field research, supported by the theoretical issues and the analysis of the discursive practice of the 12 participants, could build up a helpful framework that can be used by teachers, coordinators, educational institutions in the evaluation and further development of policies and practice regarding the English Teaching curriculum. A curriculum for citizenship aims at educating English teachers who are capable of making a difference in the educational contexts as well as in other life arenas, through active and responsible citizenship
Palavras-chave: Curriculo
Licenciatura
Curso de lingua inglesa
Curriculum
English language
English Teaching
Professores de ingles -- Formacao profissional
Cidadania
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Fernandes, Jacinta de Souza. Currículo de língua inglesa na licenciatura: a construção do professor cidadão. 2004. 231 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13901
Data de defesa: 28-Feb-2004
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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