???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1384
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estruturas organizacionais de marketing de empresas de bens industriais: uma análise do setor de eletroeletrônicos
Autor: Motta Neto, Jose Rafael
Primeiro orientador: Casas, Alexandre Luzzi Las
Resumo: A idéia deste trabalho é a de analisar a organização de empresas, no que se refere à estrutura e recursos relativos a atividades mercadológicas, e verificar se estão oferecendo condições para que possam operar de forma adequada às necessidades dos clientes e mercados onde atuam, de maneira a obterem ou superarem resultados previstos atendendo às expectativas de seus clientes. Para isso foi efetuada uma revisão bibliográfica, procurando descrever fundamentos técnicos organizacionais e mercadológicos para embasar as premissas em análise no estudo. O campo de estudo mercadológico analisado é o do marketing industrial envolvendo não só o lado da empresa enquanto fornecedora mas o lado da empresa como cliente de bens ou serviços industriais fornecidos por outras empresas; essa revisão foi realizada procurando descrever esses dois universos onde opera. Posteriormente foi efetuada uma pesquisa junto às empresas, a fim de testar as hipóteses formuladas, de que estas não estão organizadas conforme as exigências do mercado; e, para que o estudo tivesse um caracter científico e restrito, foi definido para a pesquisa o segmento das empresas pertencentes ao setor de eletroeletrônicos, que produzem equipamentos e serviços para geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, motores elétricos, condutores elétricos e componentes eletrônicos. A pesquisa revelou dados interessantes para o campo do marketing industrial e mostrou que o momento que o país atravessa está levando as empresas a darem mais importância às atividades comerciais em relação às atividades mercadológicas propriamente ditas, orientando-as a se estruturarem com maior envolvimento em atividades comerciais, restringindo as atividades mercadológicas a ações no campo das comunicações propaganda, promoções e dando menor importância à busca e identificação de oportunidades, atividades iniciais do processo de gerenciamento mercadológico. Ao final estão descritas considerações que relacionam os resultados da pesquisa de campo efetuada com a revisão bibliográfica, com comentários tanto de distorções como de confirmações da prática em relação à teoria
Abstract: The idea of this work is to analyse the business organization, referrering to structure and resources relative to marketing activities, and verify if them are offering conditions for operations in an appropriate way to meet the needs of clients and markets where they act, to get or overcome forecast goals matching clients expectations. For this, it was made a bibliographic revision, seeking to describe marketing and organizational technical fundamentals to give the basis to the premises analysed in the study. The marketing study field analysed is the industrial marketing involving not only the supplying company side but also the client company side of industrial goods and services supplied by other companies; this revision was made seeking to describe these two universes where the company acts. Subsequently it was effected a survey with the companies, to test the formulated hypothesis that they aren t organized in accordance with market needs; and, in order to give the study a scientific and restrict character, it was defined for the survey the segment of companies belonging to the electric and electronic sector that produce services and equipment for generation, transmission and distribution of electric energy, electric motors, electric wires and electronic components. The survey has revealed interesting data to the industrial marketing field and has shown that the moment the country is presently facing is leading the companies to give more importance to commercial activities in relation to marketing activities, driving them to structure themselves with more attention to commercial activities, restricting marketing activities to actions in the communication field advertising, promotions giving less importance to the opportunities seeking and identification, initial activities of the marketing management process. In the last part of this work, considerations are described that relate the results of the effected field research with the bibliographic revision, along with comments on the distortions, as well as confirmations of the practice in relation to the theory
Palavras-chave: organização do trabalho
papel estratégico
processo gerencial
compra industrial
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Motta Neto, Jose Rafael. Estruturas organizacionais de marketing de empresas de bens industriais: uma análise do setor de eletroeletrônicos. 2001. 163 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1384
Data de defesa: 30-Mar-2001
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jose Rafael Motta Neto.pdf560,1 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.