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Tipo do documento: Dissertação
Título: Cartas de leitor: tribuna de cidadania em uma abordagem sócio-discursiva
Autor: Pompílio, Berenice Wanderley
Primeiro orientador: Machado, Anna Rachel
Resumo: O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento das características de textos pertencentes ao gênero carta de leitor e selecionar, entre essas características, as que são típicas desse gênero e que, a nosso ver, podem e devem ser ensinadas na escola. A partir daí, indicaremos encaminhamentos didáticos para o ensino da produção de cartas de leitor na escola. Dessa maneira, apresentaremos subsídios para um modelo didático de cartas de leitor, que poderá ser útil a professores de português como língua materna, pois acreditamos que elas podem ser especialmente úteis no trabalho com a produção de textos em que os alunos têm de se posicionar frente a um tema de interesse público, comentar um artigo de jornal ou revista ou mesmo comentar a postura de um veículo de comunicação em termos gerais. Elas podem dar vazão, portanto, a um tipo de prática em sala de aula recomendada pelos parâmetros Curriculares Nacionais, uma prática que prioriza a interação social e em que a realidade cotidiana do aluno está presente. Assim, pode-se ampliar no aluno sua consciência de cidadão, desenvolvendo instrumentos para que ele interfira na sociedade por meio de ações de linguagem. Embasamos teoricamente nosso estudo nos princípios sócio­interacionistas apresentados por Vygotsky (1984; 1993), na noção de gênero extraída da obra de Bakhtin (1977/1988; 1979/1997) e nas propostas de Dolz e Schneuwly (1998) quanto à necessidade de se elaborar um modelo didático de gêneros de textos para utilização nas escolas. Para a análise das cartas, utilizamos o modelo analítico de textos apresentado por Bronckart (1997/1999). O corpus de cartas analisadas foi selecionado dentre as cartas de leitor publicadas pela revista Caros Amigos entre 1998 e 2000. Os resultados mostraram que as cartas de leitor podem ser excelentes instrumentos para desenvolver nos alunos a capacidade de posicionar-se diante de um tema e sustentar seu posicionamento, o que está estreitamente ligado com a formação de uma consciência cidadã
Palavras-chave: Genero carta de leitor
Cartas do leitor
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Lingüística
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Pompílio, Berenice Wanderley. Cartas de leitor: tribuna de cidadania em uma abordagem sócio-discursiva. 2002. 150 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13808
Data de defesa: 30-Mar-2002
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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