???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1375
Tipo do documento: Dissertação
Título: A utilização estratégica da internet pelo setor varejista: um estudo de caso
Autor: Kuniyoshi, Marcio Shoiti
Primeiro orientador: Mañas, Antonio Vico
Resumo: A Revolução Digital está gerando transformações significativas na Economia, trabalho e, principalmente, na forma de realizar negócios. Entender as premissas básicas de competitividade e acerca do negócio são fundamentais para a empresa que pretende ter sucesso, ou num primeiro instante sobreviver. A Internet tem o poder de transformar qualquer indivíduo que esteja conectado a rede World Wide Web em potenciais clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Este trabalho tem o objetivo de estudar os efeitos da competitividade globalizada e a utilização estratégica da Internet pelo setor varejista como uma forma de obter vantagem competitiva. O setor varejista vem assumindo uma importância crescente no panorama empresarial brasileiro e no mundo. À medida que as empresas varejistas se expandem, passam a adotar avançadas tecnologias de informação e de gestão, e desempenham papel cada vez mais importante na modernização do sistema de distribuição e da economia brasileira. O varejo virtual de fato é um canal de comercialização já utilizado por grande parte das grandes empresas varejistas brasileiras, mas o diferencial competitivo da utilização deste canal depende exclusivamente da iniciativa e ações planejadas através de uma estratégia mercadológica de crescimento traçada pela empresa. Para este fim, esta dissertação buscou identificar na parte teórica o entendimento do processo competitivo, a importância da estratégia do negócio e os efeitos da Tecnologia da Informação e o Comércio Eletrônico via Internet nas organizações e a metodologia de pesquisa utilizada para alcançar este objetivo foi o estudo de caso
Abstract: The Digital Revolution has been providing great transformation in Economy, labor and mainly in the ways of doing business. It is fundamental to understand the basics premises of competition around business matter so that a company may be successful or survive at first instant. Internet has shown great power to transform anyone who is linked to World Wide Web into customers. This dissertation aims to study the effects of global competition and the strategic use of Internet by retailers as a way to hold competitive advantage. Retailers have been reaching an increasing importance in the business scene of Brazil and the World. Whereas retailers grow in the market, they adopt advanced technology of information and management, also their role in the modernization of distribution systems and the Brazilian economy has become of great importance. Actually, E-commerce is a trading channel already used by most important Brazilian retailers, however the competitive difference of this channel use depends exclusively on initiative and planned actions through growth marketing strategy outlined by the company. Eventually, this research intended to identify theoretically the understanding of competitive process, the importance of business strategy and the effects of Information Technology and E-commerce via Internet in companies. The research methodology used to come to this objective was a case study
Palavras-chave: competitividade
estratégias de negócio
internet
setor varejista
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Kuniyoshi, Marcio Shoiti. A utilização estratégica da internet pelo setor varejista: um estudo de caso. 2001. 128 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1375
Data de defesa: 30-Mar-2001
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcio Shoiti Kuniyoshi.pdf357,38 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.