REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13737
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Cristhiane Bonasorte dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4247215P5por
dc.contributor.advisor1Lier-DeVitto, Maria Francisca-
dc.date.accessioned2016-04-28T18:23:04Z-
dc.date.available2015-07-13-
dc.date.issued2015-06-30-
dc.identifier.citationReis, Cristhiane Bonasorte dos. O erro na aquisição do inglês como segunda língua: uma abordagem alternativa. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/13737-
dc.description.resumoA questão que move este trabalho foi deflagrada por dificuldades apresentadas por alunos de inglês como segunda língua - alunos que, apesar de dedicados ao estudo, não conseguem falar inglês . Eles esbarram e ficam detidos em dificuldades que se configuram como verdadeiros obstáculos em sua trajetória. Focaliza-se, neste projeto, o erro como ocorrência privilegiada para a discussão deste problema. Embora os erros sejam inevitáveis eles mostram uma relação intrincada entre a língua e o falante. Este projeto tem o objetivo de oferecer uma via alternativa de reflexão e de análise sobre o erro na aquisição do inglês como segunda língua de alunos intermediários, a partir da implicação de duas teorizações articuladas o Interacionismo em e a Clínica de Linguagem. Este trabalho elege (1) investigar erros como dados de fala de alunos com nível de proficiência intermediária; (2) interpretar o erro sob a ótica da perspectiva teórica indicada acima; (3) refletir sobre os modos particulares da relação do sujeito à língua; (4) refletir criticamente sobre as direções tradicionais do ensino formal de inglês como língua estrangeira à luz dessa nova perspectiva. Considerações sobre a relação do sujeito com a língua materna e sua interferência no processo de aquisição do inglês sua influência nos erros cometidos na língua inglesa - participam das análises e discussõespor
dc.description.abstractThis paper looks at difficulties presented by students of English as a Second Language who are not able to speak the language. Although dedicated to their studies, they can t overcome obstacles faced in their path. The current study has focused on mistakes as important occurrences to discuss this problem. Although mistakes are inevitable, they show an intricate relationship between the speaker and the language. This project aims to offer an alternative reflexion and analyses on mistakes in the acquisition process of English as a second language. Throughout this research, mistakes of Intermediate ESL (English of a Second Language) students are analysed based on two linguistically theoretical approach: Interactionism and Language Clínic . This work elected to (1) investigate errors of intermediate students (2) interpret mistakes under the theoretical perspective mentioned above; (3) reflect on the particular ways of the relationship speaker-language;(4) critically reflect on the traditional directions in formal ESL in light of this new perspective. Considerations on the relationship of the speaker and his mother language and its consequent interference in the acquisition of English as a second language are also discussed in this papereng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30520/Cristhiane%20Bonasorte%20dos%20Reis.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLingüísticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAquisição da segunda línguapor
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleO erro na aquisição do inglês como segunda língua: uma abordagem alternativapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristhiane Bonasorte dos Reis.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.